Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 16 de julho de 2013

Recadinho

(Mais um bonito post com a chancela Mirone Moralista)

É incrível a falta de educação de algumas pessoas.
É verdade que andamos atarefados, com trabalho até à ponta dos cabelos, que a vida só nos traz preocupações, mas não me parece que a situação se altere se formos mal educados.
Hoje, em 14 pessoas que observei durante o almoço, só duas disseram bom dia à empregada que os atendeu. Três pessoas agradeceram. Uma despediu-se dela. Nenhuma pediu, por favor. E não me venham com conversas que se o tom de voz  for apropriado o por favor está dispensado. A boa educação cabe em qualquer lado e nunca está dispensada. São duas palavrinhas, bom dia, por favor, muito obrigado, até amanhã, custa assim tanto? A vocês não custa nada, mas para a menina que vos atende faz toda a diferença.
Aos mal  educados, deixo esta linda canção, Priscilla Marie e Diz-me por favor..



Se persistirem no mau comportamento venho cá  e ponho mais!
Não têm de quê.

8 comentários:

  1. Sabes porquê, não sabes? A educação não está à venda. Ou se tem, ou já não nasce.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente existe cada vez menos respeito pelos outros. E tendo em conta que quando não se sabe respeitar o outro é porque não se sabe respeitar a si mesmos...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que realmente acho incrível, verdadeiramente assombroso, é a rara capacidade observacional, e de caminho, auditiva do caro Mirone só ao alcance de um restrito número de privilegiados sobremaneira agraciados pelo mais elevadíssimo discernimento dos sentidos espoletados aos primeiros indícios precursores de que algo insólito se avizinha num horizonte longe, ou perto de si.
    Sagrada percepção, essa que lhe outorga o espantoso dom auditivo de numa sala repleta de comensais apressados e barulhentos, todos atropelando todos num frenesim isento das mais elementares regras de civilidade a fim de poderem mastigar algo nos vinte, ou vinte cinco minutos concedidos pela entidade patronal para o efeito, com os empregados desmultiplicando-se em inéditos malabarismos de contorcionismo e rapidez a fim de a todos satisfazerem ao mesmo tempo, por entre o ruído desenfreado e ensurdecedor de talheres, pratos e discussões diversas, o caro Mirone tenha distinguido catorze mal-educados que não cumprimentaram a empregada nem tão-pouco tiveram a gentileza de agradecer e a educação de cumprimentar ao despedirem-se à saída.

    ResponderEliminar
  4. Muito me honra sabê-lo por estas bandas novamente, ilustre OCorvo. Assombrosa é o termo! Um destes dias proponho-lhe uma parceria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parceria?!?!?!
      Deus me livre e guarde de semelhante tragédia.
      Ou pensa que já esqueci a... parceria que queria fazer com o seu colega a quem dava boleia?

      Eliminar
  5. Seja esse o único impedimento. Descanse que não procuro esse tipo de parceria. De qualquer das formas guardo-lhe aqui uma cadeirinha para que passa assistir confortável à minha desgraça. Parece-me que também há um mirone dentro de si.

    ResponderEliminar
  6. Nem nada, absolutamente!
    Simplesmente um tipo com um poder de memorização tremendo.
    E não vejo nem desejo desgraça nenhuma para si, e muito ao invés. Mas também não necessita de orações de felicidades porque já é naturalmente agraciado pela natureza e estou em acreditar que se recebesse mais felicidade rebentava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já rebento, Ocorvo, já rebento! Gosto de o ter por cá.

      Eliminar