Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Há outra explicação

... além de negligência grosseira por parte dos pais, para que uma criança de 5 anos apresente a maioria dos dentes completamente cariados?

23 comentários:

  1. Claro... Ou achas que os pais é que "cariam" os dentes? Excesso de doces... E aí provavelmente a culpa será dos avós/tios/whatever.

    No escuro, sem saber mais, é a explicação possível... Não estou a ilibar os pais, claro, mas não serão certamente os únicos!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada. A sério que me fazia confusão.
      Esta manhã, quando fui levar a ;ironinho à escola, vi uma coleguinha de turma que tinha os dentes da frente todos cariados. Que uma criança tenha dentes com "tendência/propensão" para desenvolverem cáries eu até percebo. Que os pais não as levem ao dentista para tratar os dentes já custa a entrar.

      Eliminar
    2. É oq eu dá a minha melhor amiga ser dentista... :)

      Eliminar
    3. ...e além da xerostomia, a criança pode ter tomado muitos antibióticos em que alguns deles são tão potentes que destroem o esmalte...

      Eliminar
  3. SNS e dentista não andam de mãos dadas, tendo em conta o estrato social dos pais isso irá ter uma relação directa com os dentes da criança... é triste mas é assim!
    Claro que excesso de doces e uma higiene dentária deficitária também ajudam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso específico não é por dificuldade económica (aparentemente, que nunca contei o dinheiro aos senhores).

      Eliminar
    2. SNS andam de mãos dadas sim,há cheques dentistas para crianças,todas têm direito. Fonte segura,sou assistente dentária à 13 anos e à 12 que atendemos crianças com cheques dentistas. :)

      Eliminar
    3. Não, não anda... Primeiro porque a informação não chega a todos, depois pq são disponibilizados cerca da 20mil cheques dentistas por ano para casos graves, ou seja tudo o que não é grave não é abrangido, e já sabemos como é o nosso serviço público, ou têm os dentes todos podres, ou duas simples cáries não são relevantes. para tratamento de crianças dos 3 aos 6 anos têm direito 1 cheque por ano para tratamento de 2 dentes temporários com elevado grau de infecção, portanto se forem 3/4/5 só tratam dois...

      7, 10 e 13 anos – O primeiro cheque-dentista é emitido pela Unidade de Saúde Pública (USP) e entregue na escola que a criança frequenta, sendo os seguintes emitidos pelo médico dentista:
      • Aos 7 anos: inclui 2 cheques para o tratamento de 2 dentes 1º molares permanentes ou proteção com selantes de fissura e ao tratamento de todos os outros dentes permanentes com cáries;
      • Aos 10 anos: tratamento de 2 dentes pré-molares permanentes ou proteção com selantes de fissura e ao tratamento de todos os outros dentes permanentes com cárie;
      • Aos 13 anos: tratamento de 2 dentes 2º molares permanentes ou proteção com selantes de fissuras e ao tratamento de todos os outros dentes permanentes com cárie;

      Se pensarmos um bocadinho, podemos ver todas as situações que não são abrangidas.
      O nosso SNS na teoria é impecável, na prática é o que se vê.

      Mas visto que não é por dificuldade económica, não é negligência é estupidez mesmo! Alguma educadora/professora (caso ainda não o tenha feito) deveria falar com os paizinhos

      Eliminar
  4. Pois, é preciso ter cuidado quando pensamos em julgar alguém. Não sei quanto à dentição definitiva (e mesmo nessa, acreditem que a genética pode determinar muita coisa...a genética e os antibióticos, que atualmente não sei se continuam a ter esse problema, mas antigamente aumentavam em muito a probabilidade de ter cáries, e há crianças que infelizmente os têm de tomar muitas vezes).

    Mas na dentiçao de leite sei que há uma qualquer coisa (desconheço nome) que faz os miudos terem os dentes assim todos negros, com mau aspeto. E o facto de continuarem com os dentes assim alguns anos nao quer dizer que os pais não os levem ao médico, conheço quem tenha levado e o dentista tenha explicado esta situaçao e lhes tenha restado esperar pela dentição definitiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu sempre ouvi dizer (ao pediatra e ao dentista) que mesmo os dentes de leite, apesar de privisóriosm devem ser tratados. Sinceramente, acredito mesmo que haja pais que "facilitem" e não estejam para gastar dinheiro a arranjar dentes que entretanto vão cair.

      Eliminar
  5. Negligência, Ou então tem um problema sério, daqueles crónicos, no que toca aos dentinhos.

    ResponderEliminar
  6. A genética nem sempre ajuda. De qualquer das formas, para quem não tem capacidade económica, existem os cheques-dentista...

    ResponderEliminar
  7. Há: escovo (escovam-me) os dentes desde que os tenho. No entanto, os sempre tive os dentes mais amarelados e estragados do que outras crianças que nem tinham escova dos dentes! Entre outras questões, posso dizer-lhe que o médico que me acompanhava se esqueceu de me dar o cálcio (aqueles comprimidinhos pequeninos numa caixa branca de tampa cor-de-rosa). Não sou médica nem dentista, mas sempre achei que tivesse contribuído.

    Continuo a escovar os dentes várias vezes por dia e tenho imensos problemas dentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que fluor em excesso pode manchar os dentes (aliás, os dentistas até desaconselham uns comprimidos de fluor que nos davam quando éramos pequenos). No post referia-me a cáries, mesmo, não era manchas. Vi uma miúda que tinha os dentes da frente cheios de cáries não tratadas. Os dois da frente estavam todos partidos, inclusive. Isso não dará para tratar?

      Eliminar
    2. Não fazia ideia do que disse sobre o flúor!

      Quanto aos dentinhos partidos, quando tinha uns 11 anos parti, numa piscina, um dos dentes da frente. Na altura fui ao dentista e ele reconstruiu o dente com uma massa. Se for um pouco partidos, acho que dará para tratar!

      Eliminar
    3. Sim, o fluor em excesso mancha os dentes. Por isso é que os miúdos devem lavar os dentes com supervisaõ, para que não engulam a pasta.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Bochechar a boca com fluor é também um ritual implementado em alguns agrupamentos escolares, senão todos, nas escolas do 1º ciclo.
      Dentes mais ou menos amarelados por norma pode ser uma característica genética, assim como a propensão para gengivites. Por muito cuidado que se tenha com a higiene oral, pumba, volta e meia surge uma ou outra cárie. Conheço pessoas com 30's que nunca tiveram problemas estomatológicos nem nunca foram ao dentista e conheço outras que vão desde pequenos

      Eliminar
    6. Essa é que é a minha questão Kathy. Eu percebo que haja propensaõ, logo de pequenino para desenvolver cáries ou outros problemas estomatológicos. faaz-me confusaõi é que não se tratem esses problemas. Se a minha filha tivesse uma cárie tenho a certeza que a levaria ao dentista, mesmo que soubesse que o dente iria cair daí a uns meses.

      Eliminar
  8. Mimo!
    A minha prima com 7 anos tinah os dentes todos cariados e um problema de estômago causado pelas pastilhas elásticas!
    Os pais não podiam sair à rua sem trazer pastilhas elásticas à menina, ela tinha inclusivé uma tubo tipo pasta dos dentes, que espremia para dentro da boca e aquilo era pastilha elástica. Chegava a guardar a pastilha elástica atrás dos dentes de trás para almoçar e depois já ter a pastilha na boca.
    Tudo isto só acabou, quando ela, com uns 8 anos, cada vez que colocava uma pastilha elástica na boca, enrolava no chão com dores, mas nem assim deixavam de lhas comprar!
    Claro que tudo isto associado a uma má higiene dentária... dá o resultado que dá!
    Às vezes é mesmo falta de cuidado por falta dos pais...

    ResponderEliminar