Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Reeducação alimentar

Longe vão os tempos em que comiamos o que queriamos e como queriamos. Hoje em dia são cada vez mais as pessoas apostadas em deixar de parte os velhos hábitos e faux pas na hora das refeições e mostrar uma educação cuidada.

Segue-se uma lista das regras de educação no convívio à mesa, regras básicas que resultam do bom-senso e da urbanidade, que todos conhecemos e que sempre funcionaram comigo. Atenção, não sou perita em etiqueta e não digo que estas são as únicas regras de educação ou as melhores. Repito, estas são apenas e tão só regras que resultam comigo. Para casos específicos, ou havendo dúvidas sérias quanto às regras a observar, por favor consultem sempre um especialista em etiqueta.

1. Lave sempre as mãos antes de comer, manusear alimentos, talheres ou copos. Além da vertente estética, uma boa higiene das mãos é essencial para evitar a contaminação dos alimentos por bactérias ou outros microorganismos nocivos para a saúde.

2. Tenha uma apresentação e postura adequada. Sente-se direito, evite apoiar os cotovelos na mesa enquanto come e tente manter os braços junto do tronco. Nunca vá para a mesa sem se pentear ou pelo menos ajeitar o cabelo. Nunca o faça à mesa. Mesmo em refeições mais descontraídas, por exemplo na praia ou na piscina tenha um cuidado mínimo e evite sentar-se à mesa em tronco nu, use pelo menos uma peça de roupa simples, uma t-shirt, um vestido leve.

3. Faça um uso correcto dos talheres. A mão direita segura a faca e a colher, a mão esquerda segura o garfo. Não gesticule com os talheres na mão nem os aponte ao seu interlocutor enquanto fala. Se necessário, pouse os talheres. Nunca se sirva com os talheres que usa para comer, nem os leve à travessa de onde se serve os outros convivas. No final da refeição junte os talheres no seu prato.

4. Mastigue sempre com a boca fechada e sem fazer barulhos. Nunca fale com a boca cheia.

5. Use o guardanapo as vezes que se mostrarem necessárias e apenas para limpar a boca ou os dedos. O guardanapo deve ser colocado no colo logo que se senta à mesa e aí deve permanecer até ao fim da refeição. Em refeições mais informais ou volantes é admissível guardar o guardanapo junto do prato.

6. Antes de beber, engula os alimentos que tem na boca e limpe os lábios. Se necessário, use o guardanapo para secar os lábios depois de beber.

7. Se por algum motivo precisar de retirar uma espinha ou osso da boca, faça-o com elegância e discrição. Coloque uma mão em forma de concha sobre a boca e retire-a com o polegar e indicador, ou pouse-o no garfo e deposite-o na beira do prato. Nunca leve a faca à boca. Nunca palite os dentes à mesa.

8. Se precisar de alguma coisa que está sobre a mesa mas fora do seu alcance peça educadamente à pessoa mais próxima que lha passe, não atravesse os braços à frente dos restantes convivas.

9. Quando estiver acompanhado às refeições procure desligar o telefone, trocar sms ou mails. Se não puder desligar o telefone ou, por motivo de força maior precisar de atender uma chamada, peça licença e retire-se. Seja o mais breve possível.

10. Não fale exageradamente alto à mesa nem aborde temas que sabe à partida que incomodam os restantes convivas.

11. Não se levante antes do fim da refeição. Se precisar mesmo de se levantar, peça sempre licença antes de o fazer.






45 comentários:

  1. Vocês dão comigo em doida...o meu cerébro não está preparado para tanto movimento :DDD

    ResponderEliminar
  2. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahshahahahahahahahahahahahshahahshahah

    São as que resultam comigo

    Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahshahahahahahahahahahahahshahahshahah

    ResponderEliminar
  3. Opah…identifiquei-me tanto com este post…às vezes apetece-me tanto dizer isto mesmo às pessoas, pah!

    ResponderEliminar
  4. Olha que não sei... sou um bocadinho céptica... acho que prefiro consultar um especialista... :DDDDDDDDDDDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me sensato da tua parte. Os especialistas sabem sempre mais do que nós.

      Eliminar
  5. Eu também tive que me re-educar... Antes até com as mãos comia... Agora não, por causas do J e das meninas faço tudo comme il fault... Kiss, Nê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhahahahahhahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahahahha

      Eliminar
  6. Tou chocado... Um post (realmente) sério! :)

    Obrigado Mirone. Relembrar isto é importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá.... Tou a levar baile não tou? Também já mudaste o header...

      Eliminar
    2. Farto-me de rir com vocês... Qualquer dia dou por mim e tenho aqui os senhores do Júlio de Matos com o colete para me levarem e nem dou por isso...

      Eliminar
  7. Não tivessem vocês os maridos a sustentarem-vos, tivessem que trabalhar e chegar a casa e ainda ter que cuidar da casa e dos filhos, a ver se tinham tempo e vontade para andar aqui entretidas a brincar umas com as outras e de caminho ainda a gozar com cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há tempo para no horário de expediente ver os blogs, ler os posts e ainda fazer comentários idiotas! Sim senhores... Andamos a negligenciar as crianças ou a aldrabar o patrão?

      Eliminar
    2. Que coisa feia, um post sobre educação à mesa...

      Eliminar
    3. Então Silent Man, a tomar as dores da Sem Blogue? Que aconteceu? Acha que ela, lá por agora achincalhar em matilha, não sabe defender-se sozinha e veio cá fazer uma perninha? Foi isso? Ou não sabe manter-se em Silent?

      Eliminar
    4. Ainda bem que expressei a minha opinião. Preciso de uns haters! Agora é levá-los ao meu blog...

      Eliminar
    5. Anónima, está mal dispostinha? Venha aqui ao Picante mais Salgado....

      Eliminar
    6. Ó Mais Picante... Não vale roubar a freguesia...

      Eliminar
    7. Pipoca mais Picante, a fazer a mesma triste figurinha do Silent? A tomar dores alheias? Mas acha que a Mironinha é assim tão imatura (que é uma palavrinha que a Pipoca Mais Picante conhece e gosta) que não se aguenta à bronca?

      Eliminar
    8. Chegámos ao Texas. Já nem ao "Man" do meu nick tenho direito. Fico-me só por Silent... Acho que vou começar a chamar os Anónimos só por Anó, para retaliar!

      Eliminar
    9. ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

      Eliminar
    10. (eu gosto muito de dizer esta frase Anónima, nada a ver com dores alheias...)

      Eliminar
    11. Dores alheias? As da Anó relativamente às dores dos Consagrados?

      Eliminar
  8. Vocês nem sequer sabem nas que se estão a meter a gozarem com o header do Mais Salgado com as piadas do ah e coiso e tal queres mais de quarenta comentários, porque se ele se zangar vocês vão chorar lágrimas de sangue porque se estão a pensar que podem gozar com ele como gozam com a Fraldinha e a PN e a Mais Doce e o Arranjadinho e o Bruno e mais os blogues que não são da vossa selecção, vão desejar estar mortas.
    Vocês pensam que as Salgadetes são todas iguais e não estão a reparar na comentadora que vai ao blogue dele chamada Maria Helena, pois não? Pensam que é mais uma Salgadete admiradora como vocês que andam lá a prestar vassalagem ao Senhor sem terem resposta dele, mas não é e é uma Senhora muito importante que se vocês soubessem quem era fugiam para os confins da Antárctida e nunca mais ninguém vos punha a vista em cima.
    Isto é só para vos avisar que o Mais Salgado é um Senhor muito importante na comunidade e que tem apoio de pessoas muito importantes, porque são umas inconscientes que estão a fazer bullying com ele como fazem com as bloggers da vossa antipatia sem medirem as consequências, e depois não venham para cá a chorar feitas Madalenas arrependidas. Quem avisa amigo é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirone, conseguiste! Já tens haters... :D

      Eliminar
    2. Ahahahahahahahahahahahahahah!
      H.I.L.A.R.I.A.T.EEEEEEEE!!!
      Quem avisa ....ahahahahahahahahahahahahah!!!

      Eliminar
    3. Ai, ai Mirone…agora é que vão ser elas…ai, ai...

      Eliminar
    4. Amigo anónimo, que me aconselha então? Deverei correr a bloga em busca da senhora importante e pedir-lhe perdão? E em relação a Pipoco, que deverei fazer como posso atenuar o seu sofrimento (estou certa de que deve estar arreliadíssimo, um senhor tão importante).
      Anónimo, diga-me a verdade. Acredita que o Pipoco - ou o seu autor - se melindra com com post sobre boas maneiras e um header pateta? E a senhora dona Maria Helena, acha mesmo que perde o seu tempo por estas bandas? Escreve muitíssimo bem, tem uma cultura acima da média, sim senhor que bem gosto de ler os seus comentários, seguramente terá coisas realmente importantes que lhe ocupam o tempo.

      Eliminar
    5. Ai Mirone. Vamos ter que nos unir. Nós protegemos-te, não te preocupes.
      Quanto ao post, muito obrigada pela informação. O meu marido, coitado, passa a vida a trabalhar para me sustentar, até me ia oferecer um curso de "boas maneiras à mesa". Vou-lhe dizer que já não preciso. Vou reler este post muitas vezes, até conseguir repeti-lo de "cor e salteado".

      Eliminar
    6. Obrigada pelo apoio, PL. Gosto desta partilha de conhecimentos. Espero que os post seja do agrado so seu marido. Lembre-se, nunca é tarde para nos reeducarmos. Um beijinho

      Eliminar
    7. Oh anónimo... Esta preguiça é inqualificável... Então e deixa o mesmo comentário em não sei quantos blogues diferentes? Eu até tomei a liberdade de fazer copy paste e ir deixá-lo à Filipa para ela se pôr fina também... Se é para avisar todas, é para avisar todas...

      Eliminar
    8. Está tão bom!!!
      Amanhã tem direito a honras de post. Ri-me tanto!

      Eliminar
    9. NM. Não e preguiça inqualificável e tem toda a razão de ser, o mesmo comentário expressa a mesma opinião nos quatro Super-Egos, de...rivado das quatro terem unido épicos esforços a fim de levarem o Mais Salgado ao suicídio; isto numa fase lá mais para diante depois de ter maturado a fatal e única possivel decisão, na celha da Salmoura do desespero.

      Eliminar
    10. Anónimo, prometa-me que vem cá mais vezes. Obrigada. Um beijinho.

      Eliminar
  9. A propósito do teu ponto 6, um dia destes repreendi o meu Filho mais velho (gosto tanto de dizer "mais velho", "mais novo") por beber água com a boca cheia.
    O fedelho respondeu-me: Tu, quando tomas os comprimidos, também tens a boca cheia e bebes água!
    Portanto acrescenta lá que se podem abrir execpções para o caso de ter a boca cheia de comprimidos!!! ;)

    ResponderEliminar