Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Das manhãs que se querem simples e felizes (ou não)

Quis Deus Pai Nosso Senhor Todo Poderoso, que eu fosse uma fotocopiadora viva e que fizesse uma filha igualzinha ao pai, não só no aspecto físico, mas também na rabugice de fome matinal (deve ter sido por isso que inventaram os pequenos almoços na cama - que o pai abomina).
Quis também abençoar-me com uma  estóica capacidade de contar até muitos, vezes infinitas. Obrigada, Senhor, obrigada!

Hoje foi assim:
- Bom dia, filha linda! Vamos acordar?
- Buááá. Tu disseste primeiro bom dia e queria ser eu...
- (1, 2, 3, 4, 5... respira fundo, Mirone) Está bem, vou voltar atrás no tempo e dizes tu. Zuyapiupnhoc (isto sou eu a fazer rewind).
- Bom dia mamã linda! (como se não tivesse estado a barregar - juro que parece um cordeiro perdido do rebanho - um minuto antes. Deve ter um interruptor interno...)
- Vamos lavar a carinha e vestir?
Vamos para a casa-de-banho.
- Buáá. Eu é que queria acender a luz da casa de banho.
(1, 2, 3, 4... Inspira, expira...) Apago a luz, acende a luz.
Começo a vesti-la.
- Buáá. Ajudaste-me e eu queria vestir-me sozinha.
(ommmmmmm) Dispo-a, veste-se sozinha e demora três vezes mais tempo.
Vamos para a cozinha. Aqueço o leite no micro-ondas. Tiro a caneca.
- Buáá. Eu é que abria a porta.
(14365543, 14365544, 14365545...)
Fecho o micro-ondas, abre o micro-ondas. Preparo o pão, com manteiga, já sei, não gosta de queijo nem fiambre.
- Buáá! Eu é que abria a manteiga...
( 25737745298437, 25737745298438...) Fecho o pacote, abre o pacote.
- Buáá. Mexeste o leite e eu é que mexia...
(infinitos e vinte e três, infinitos e vinte e quatro, infinitos e vinte e cinco). Zyuapiupbrlep, novo rewind.
- Pronto, mexe tu.
- Buáá, não era essa colher, era esta.
(Infinitos e ainda mais, infinitos e ainda mais, infinitos e ainda mais)
- Mexe com essa, então.

E pronto, está a comer.

- Mamã, hoje na escola vamos ensaiar para a festa... blábláblá...
(Onde está a minha filha rabugenta? Quem é esta criança encantadora?)

Eu podia começar a manhã aos berros, pois podia, mas não era a mesma coisa. É só fome, depois passa-lhe.





35 comentários:

  1. Apre... todos os dias?
    (Santa Mirone, vou começar a chamar-lhe Santa Mirone..)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos, todos, não, mas 4 em 7, talvez... O pai é igual, com fome fica insuportável.

      Eliminar
    2. Pois... os pais mereciam outro post:-)

      Eliminar
    3. O pai não merece um post, merece um altar, por aturar mãe e filha. :DDDDDDDDDDDDDDDD
      Ele sim, tem paciência de santo.

      Eliminar
  2. Um dia que eu seja pai, se a criança sair a mim, vai querer é comer e vai berrar enquanto isso não acontecer. Não se vai preocupar com quem abre a manteiga e quem mexe o leite. Será melhor assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, porque não sou nada assim. Sou uma pessoa das manhãs, não me importo de acordar cedo.

      Eliminar
    2. Eu também não, longe disso. Sempre fui uma morning person! Mas gabo--te a paciência! Eu não sei se a teria... :)

      Eliminar
    3. Adianta alguma coisa gritar e ralhar? ela com fome não ouve. Quando me lembro digo-lhe para a brir o micro-ondas ou abrir o pacote da manteiga enquanto corto o pão e ela fica toda contente. Noutros dias estou com pressa e esqueço-me e lá vem a choraminguice... É mesmo só fome. digo-lhe não muitas vezes e também ralho, mas quando sei que o ralhete vai fazer efeito. Com fome entra por um ouvido e sai pelo outro.

      Eliminar
    4. Tens razão... :)
      Lá está! Isto é de quem nunca teve filhos! É sempre tudo azul e cor de rosa! :)
      Parabéns pelo exemplo!

      Eliminar
    5. Ai Slinte, não vás por aí. Sou a última pessoa para te dizer como se educa ou deixa de educar. :D

      Eliminar
    6. Estás a dar-me um conselho que eu vou ou não usar amanhã dependendo da minha vontade. Se os conselhos fossem mesmo bons, eram pagos e não de borla. A pessoa (EU!) ouve e faz o que achar melhor. Mas a realidade é que tu, tendo a experiência, falas do que sabes e do que tens enquanto eu falo do que me dizem ou do que vou lendo... É a grande diferença! Eu sei que não me estás a dizer como se educa. Estás a dizer como TU educas. Bem ou mal, é a tua maneira. Um dia, vou fazer o mesmo... À minha maneira (enquanto trauteio os Xutos...).

      Adorei o Slinte :D

      Eliminar
    7. Opah, estava ir tão bem até aos Xutos...

      Eliminar
    8. Eu sei que não querias tratar-me por você. Pois não Mirone?

      Eliminar
    9. Estava, o comentário. Tu vais sempre bem :D

      Eliminar
    10. Até de cebolada! :)
      Obrigado :D

      Eliminar
  3. Estou como a Mais Picante, és uma santa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero. Nem a miúda é tão insuporetável, nem eu sou uma santa. Humores, é só isso.

      Eliminar
  4. Fazes-lhe as vontadinhas todas, é o que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas faço, porque sei que é só fome e não me adianta gritar, ralhar, porque enquanto não comer não ouve nada do que eu digo. Em regra é uma menina educada e que respeita o que lhe digo. e percebo que tenha necessidade de mostar que já é crescida e que já sabe fazer as coisas sozinha (vestir, abrir o micro-ondas, ajudar a preparar o pequeno almoço).

      Eliminar
  5. Outra fotocopiadora deste lado... São os três IGUAIS... Até mete impressão!!

    ResponderEliminar
  6. Como te compreendo.......
    Eu também tenho cá uma diva dessas!
    Ser mãe é ter grandes capacidades de contar até números infinitos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho dias em que acho que já invento números :)

      Eliminar
    2. Garanto-te, se não descobriste ainda, vais descobrir, quando tiveres birras matinais a dobrar.

      Eliminar
    3. É que uma pessoa começa o dia logo cansada!

      Eliminar
  7. Eu também já vi este filme. Com a idade, e depois de tanta demonstração das sua capacidades, passou-lhe. (quando a pressa nos atormenta, a paciência atinge limites máximos, é o que é)

    ResponderEliminar
  8. igualzinha aqui deste lado...
    é que de repente parecem outras menians.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Quer especificar ou prefere continuar o difícil, reconheço, exercício de largar palpites ocos?.

      Eliminar
  9. Acho que devias ponderar começar a dar-lhe o pequeno almoço mal ela abra os olhos.

    ResponderEliminar
  10. Ahahahahaha! Até estou a imaginar. É por isto que vivo na esquizofrenia deste impasse... quero que Baby Caco cresça, não quero que cresça, quero que cresça, não quero que cresça... :-)

    ResponderEliminar
  11. Que paciência! Felizmente a minha irmã ainda não está nessa fase. Em que idade acontece mesmo, para eu saltar essa etapa? xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente tem 4 anos e meio (está numa fase de independência e de querer mostrar competências), mas a rabugice de fome acompanha-a desde que nasceu.

      Eliminar
  12. Tens bem mais paciência que eu. O meu (com 5 anos) começa com o "queria ser eu primeiro" mas enquanto não tomei o pequeno-almoço a rabugenta sou eu, por isso, leva um "para a próxima fazes primeiro, agora vá anda" ou algo do género. Berrar também não é comigo acho que desfalecia se tentasse gritar assim logo de manhã cedo.

    ResponderEliminar