Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pessoas que frequentam supermercados

... Esclareçam-me, se puderem.
É normal pedir ao funcionário da peixaria que faça filetes do peixe-espada que comprámos e que ele diga que não, que ali só tira a tripa e escala o peixe - se for o caso, mas que não o corta em filetes?
Nunca me tinha acontecido.

25 comentários:

  1. Guess not, mas nunca pedi para fazerem filetes...
    Já pedi para escalarem o peixe e não houve problemas... Se isso nunca lhe tinha acontecido, faça queixa!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço várias vezes para escalarem e também nunca tive problemas. Neste supermercado não me lembro de ter pedido filetes. Não sei se é normal eles recusarem... Mas antes assim do que ele fazer e ficarem mal cortados.

      Eliminar
    2. Podem também ser regras internas.

      Eliminar
  2. Pode acontecer o preço do peixe em filetes ser mais caro. Mas comigo, nunca aconteceu recusarem-se e nunca paguei mais por isso. Sei que há peixarias em que o peixe cortado em filetes o preço por quilo aumenta.
    (cá no norte usamos a palavra escamar, nunca tinha ouvido escalar. Estamos sempre a aprender).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá PL. aqui chamamos escalar ao acto de abrir o peixe como um livro, não sei se me faço entender. Em vez de só se abrir na barriga para tirar as vísceras, abre-se todo de alto a baixo. Eu costumo pedir que o escalem quando é para grelhar.
      Quando o peixe já vem em filetes é mais caro, costumo ver isso. Ali pesaram o peixe e depois, quando foram amanhar e me perguntaram se o queria inteiro ou às postas é que fiquei a saber que ali não faziam filetes...
      Suponho que seja como em alguns talhos. Picam a carne mas não fazem as almondegas ou os hamburguers (para isso têm alguns já feitos, que vendem mais caros).

      Eliminar
    2. Esta gente lá das terras mouriscas é muito estranha. Então se é para abrir o peixe, todo de alto a baixo e ir até ao fundo para lhe arrancar os fígados, não deveria ser entranhar ao invés de escalar.
      Sobre os filetes o empregado tem toda a razão. Provavelmente já estará escaldado, (não fica pior que escalado) de clientes complicadas que no fim o vão criticar pelos filetes serem finos de mais ou grossos como bifes.
      Estou mesmo a ver que no fim era assim:
      - Pensou que estava a cortar fiambre, foi?
      ou então.
      - Não me ouviu bem, pois não? Mandei cortar filetes e não bifes.
      Fez ele muito bem

      Eliminar
    3. "Dentro de ti ó cidade, dentro de ti ó cidade, vive uma moira encantada..."

      Eliminar
    4. escamar é portanto diferente de escalar.
      Escamar no norte é tirar as escamas (e toda a porcaria exterior).

      Eliminar
    5. Afinal já diziam isto mais abaixo...

      Eliminar
  3. Já percebi. Eu é que fiquei confusa.
    Escamar é tirar as escamas ao peixe. Pensei que escalar fosse a mesma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom, senhores, tão bom. Tem, dizia há dias num condomínio aqui ao lado, 60 e tal anos, não era? E pensar que a Francisca foi tão atacada devido à sua fresquinha idade...

      Eliminar
    2. Querido anónimo, não tenho sessenta anos. Ainda não cheguei lá. Mas isso para o caso não tem importância.
      No norte , bem no norte, não se usa o termo "escalar" para abrir o peixe ao meio, daí a minha confusão.
      (E como eu disse, estamos sempre a aprender).
      ( desculpe-me Mirone por este comentário tardio, mas o anónimo estava preocupado com a minha provecta idade e pelo facto de eu não ter entendido o seu post).
      Muito boa noite cara Mirone e anónimo.

      Eliminar
    3. Desculpe, PL. Alguns anónimos perdem (se alguma vez a tiveram) a noção e dá nisto. É como na vida, não é a fecharmos os olhos ou a virarmos a cara que a miséria deixa de existir.
      Não é por fecharmos caixas de comentários que as pessoas idiotas desaparecem.

      Eliminar
    4. Querida Mirone, não se apoquente. Eu não fiquei incomodada. Até acho graça aos anónimos (dentro de certos limites é claro).
      Um bom fim de semana.

      Eliminar
  4. já vi recusado o pedido de me fatiarem o pão por não ser da marca do supermercado...

    ResponderEliminar
  5. Méquié? Caixa de comentários ainda aberta? Isso quer dizer o quê? Que podemos avançar sem medos? É que do grupinho "das fortes" é a única que ainda nos deixa vir aqui dizer o que queremos sem censura. A Xaxia até fez posts a dizer que não se importava lá com essas coisinhas e tal, mas pelos vistos não aguentou a pressão: caixinha fechada a anónimos!

    É que eu hoje apetece-me imenso bater na Picante por causa do Rock in Rio: a tipa não se descose a contar cá à gente se o Salgadinho a levou ou se ela se armou em forte no Domingo passado só para dizer que também ia, que também é cá da malta, sabendo nós perfeitamente que ela não pôs lá os pés. E logo hoje, ela não me publica os comentários. Uma tristeza. Tenho que vir aqui, claro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levou pois. Foi muito bom, assistimos ao concerto abraçados, de quando em vez dávamos um beijo de língua, no final fomos para casa fazer o amor. Não pregámos olho a noite inteira. Hoje está a ser complicado aguentar mas as lembranças da noite dão energia para continuar.
      Satisfeita?

      Eliminar
    2. Ui, Picante! Era preciso que ele lhe pegasse. E isso, já se sabe, nem ele nem nenhum outro!

      Eliminar
  6. A sua questão não sei responder.
    Mas o mais ridículo que presenciei num talho de supermercado, foi o funcionário recusar-se a desossar uma joalheira. O cliente explodia por todos os cantos, queria a joalheira desossada. Tive que me meter a meio e dizer ao cliente que estava a tratar mal os trabalhadores. Mas lá o homem conseguiu que lhe fizessem o serviço. E agora pergunte-me quando custava a joalheira? €0.99 ao kg

    ResponderEliminar
  7. Anónimo/s, Claro que tenho a caixa aberta a comentários. Já expliquei que sou eu quem decide o conteúdo do blog, inclusive da caixa de comentários. Vou dizer pela "enésima" que todos os insultos e faltas de respeito constantes destas caixas de comentários me devem ser dirigidos. Mais uma vez, isto repetido muitas vezes pode ser que fique nesses tunéis de vento situados lagures entre duas orelhas, todos os indultos e faltas de respeito devem ser dirigidos a mim, sem excepção. Ficou mais fácil agora?
    A sua/vossa atitude não passa de um insulto à vossa inteligência, que acredito que exista - desconhecendo contudo a sua dimensão - e uma tremenda falta de respeito por si/vós mesmo/s.
    Dê/em-se ao respeito e acabe/m com estas figuras tristes que só a si/vós deixa mal vistos. Não queria nada dizer que é uma atitude ridícula, mas neste momento não me ocorre outra.

    ResponderEliminar
  8. A mim no Modelo tb já me disseram que não faziam. Pode ser politica da loja. No pingo doce nunca tive problemas. O que acontece algumas vezes é que certos peixes tens de comprar o peixe inteiro e só depois te fazem os filetes ou as postas. Aconteceu-me isso há pouco tempo com o bacalhau fresco.

    ResponderEliminar
  9. Olha que chatice!
    Se fazer filetes não está na descrição do perfil do seu trabalho, tem mais é que dizer não. Faça a menina isso, em casa! Ou está com receio que o cheiro não saia das mãozinhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, não diga essas coisas, que são faltas de respeito que só lhe ficam mal a si. Não lhe queria dizer que é uma atitude ridícula, mas não me ocorre dizer mais nada para o fazer ver que deve acabar com essas figuras tristes...

      (Ó Mirone, pleeeeaase! Acha que vai moralizar os anónimos, é? Por favor! Acorde para a realidade, vá lá)

      (E, de caminho, vá lá fazer os filetezinhos...)

      Eliminar
  10. Não só fiz os filetes como já os comi. Não ficaram tão bem cortados como o teriam ficado se cortados por um profissional, mas preparados à maneira madeirense ficaram bem bons, nem se notou o corte menos bom.

    Por acaso, desta vez, nem achei o comentário insultuoso. De facto não sei se faltar peixe consta das funções do funcionário da peixaria. A parte do cheiro nas mãos é uma dúvida legítima. E ainda que se tratasse de uma falta de respeito grosseira, sendo dirigida a mim, não me incomoda, vindo de quem sabe "zero" sobre mim.

    Sim, é verdade que digo aos anónimos que as figuras tristes que fazem só a eles os prejudicam, mas não é para os moralizar, é para "esclarecer" a minha postura na gestão da caixa de comentários.
    Tratando-se de conversa de peixaria ou não, gosto pouco de peixeiradas.

    ResponderEliminar