Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Progresso

Pois é, leitores, mês de Agosto está a chegar ao fim e, devagar, as pessoas regressam ao trabalho. Daqui a pouco mais de uma semana será a vez do regresso às aulas. O trânsito voltará ao "ram-ram" de sempre, devagar, devagarinho, parado, agora foi um toque sem jeito nenhum que está a "entupir" a via, daqui a nada o entupimento há-de ser só porque sim, enfim, o triste cenário do costume a que muitos de nós já nos habituámos, passo a redundância.
Eu não me posso queixar muito, vivo perto do meu local de trabalho e, à excepção da falta de estacionamento nas poucas vezes que vou de carro deixar ou buscar a Mironinho ao colégio, não tenho grandes arrelias no que diz respeito ao trânsito.
Minto! Tenho poucas arrelias, mas as que tenho são enormes. É que até me possuo! Perco anos de vida.
Falo-vos desse símbolo de progresso que são as rotundas. Maiores, mais pequenas, mais ou menos enfeitadas, consoante as sensibilidades artísticas dos nossos autarcas, com simples relvados, frondosos jardins ou mato desleixado, complexas obras de engenharia ou um simples pneu de camião colado ao chão com betão, não há em Portugal localidade que não as tenha. 
Pois que sim, que são reflexo do progresso, da democratização do uso do automóvel, está muito bem (estaria melhor se houvesse em todo o país  redes de transportes públicos que dispensassem o recurso sistemático aos automóveis, mas isso são "outros quinhentos").
Mas, no que diz respeito a rotundas, progresso e democracia são incompatíveis. 
Meus senhores, isto de conduzir em rotundas não é como cada um quer, sabem? Há regras! A faixa a direita é para quem abandona a rotunda na próxima saída, estão recordados, ou faltaram à aula de código sobre as rotundas?
É isto senhores, é isto que me traz cabelos brancos, que fará rebentar a úlcera que não tenho. E circular na faixa do meio? E não fazer piscas? E peões que decidem transformar as passadeiras em passerelles em slow-motion? E rolhas? E aceleras? E condutores de domingo? E taxistas selvagens? Tudo é mau, muito mau, mas nada me mexe mais com o sistema nervoso do que pessoas que não sabem fazer rotundas.
Caso algum desses condutores me esteja a ler, nunca se sabe, que há gente para tudo e se não sabem conduzir em rotundas não me espanta que andem por este blog, deixo-vos aqui um auxiliar de memória. 


De nada, de nada. Prometam-me só que se vão esforçar por cumprir.



Sem comentários:

Enviar um comentário