Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Tudo está no seu lugar... e se o lugar for o gavetão?

Quando decorámos o quarto da Mironinho comprámos uma cama de gavetão. Seria um "sofá" durante o dia e numa ou outra noite mais difícil eu poderia dormir perto do berço (nunca aconteceu, viva!!!!). No gavetão ficaria uma cama extra para alguma amiguinha ou prima que a viesse visitar.
A cama de grades tornou-se pequena e aos dois anos a Mironinho mudou para a "cama dos grandes". Para prevenir quedas começou por dormir na cama do gavetão, mais tarde passaria para a cama de cima. A verdade é que a passagem para a cama de cima acabou por ser adiada e, tirando o facto de ter de andar de rabo no ar de cada vez que lhe fazia a cama, nenhuma das duas se preocupava com o andar em que a Mironinho dormia. Aliás, se tivesse duas filhas uma das duas teria de dormir na cama da gaveta. E é o que acontece quando as primas ficam a dormir lá em casa. Quase três anos depois, há zero acidentes a registar. Bem sei que é difícil cair do gavetão, mas não é impossível.
Na semana passada, como fazemos todos os anos, demos uma volta ao quarto, esvaziámos gavetas, vimos que roupas ainda serviam e que roupas deviam ser guardadas ou dadas, trocámos as fotografias das molduras, guardámos uns quantos brinquedos, pendurámos o dossel que em tempos esteve no berço, enfim, a Mironinho sentiu que tinha um quarto novo e decidiu mudar-se, finalmente, para a cama de cima.
O balanço não podia ser melhor, vai para a cama sozinha, volta a colocar os brinquedos nas caixas depois de brincar sem eu ter de ameaçar com "tudo o que encontrar no chão vai para o lixo". Ontem caiu da cama. De manhã fui dar com ela a dormir em cima das almofadas que estrategicamente espalhei em frente à cama, que isto mais vale prevenir que remediar. Preveniu. Valha-lhe o sono pesado, não se apercebeu de nada. Esta noite deixei o gavetão aberto, não fosse o diabo tecê-las. Teceu. 
Se calhar ainda não é desta que sai do gavetão.


11 comentários:

  1. Acho que cair da cama faz parte. Se ainda por cima ela não dá por nada deixa-a ficar na cama de cima, as quedas não deverão ser muitas mais e ela sente-se mais crescida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas primeiras noites foram pacíficas, deve ter tido um sono mais agitado. Pelo sim pelo não vou continuar a deixar o gavetão aberto para lhe aparar as quedas :D

      Eliminar
  2. Posso saber a idade da Mironinho? Só para saber o que me espera! Porque eu e a T. estamos a pensar em fazer exactamente o mesmo... :)

    Eu concordo ali com a lady_m. A pequena escolheu a cama. Ires mudá-la para o "andar de baixo" seria privá-la da escolha dela. Não concordo. Se lhe deste a escolher, há que aguentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai fazer 5 anos no final de outubro. Até aos 4/5 meses dormiu num berço no nosso quarto. Aos 5 meses mudou para o quartinho dela e dormia na cama de grades. Quando começou a pôr-se de pê, baixámos o estrado da cama de grades. Aos dois anos passou para a cama grande.

      Eliminar
    2. É mais ou menos nesses timngs que estamos a pensar, sim... :) Talvez sair um pouco mais cedo do nosso quarto, mas isso ainda está em discussão. Depende de como for a criança :)

      Obrigado :D

      Eliminar
    3. Ficou connosco mudou para o quartinho dela em meados de Março, pela Primavera e quando as noites ficaram mais quentes, quase a fazer os 5 meses, mas há quem os mude logo com um mês e outros quase com um ano...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. (removi porque me faltou uma frase)
      A minha mudou-se em Maio (pois claro, com os dias mais quentes) com 6 meses. Ficou na cama de grades até fazer 2 anos e foi para a cama minuscula do IKEA com uma uma proteção mínima (uma espécie de tabuinha ali ai pé da cabeceira) mas que resultou, pois nunca caíu.
      Dessa cama com a proteção só saíu quando fez 6 anos, para uma cama de adolescente sem proteção e com 2m de cumprimento, que eu bem sei que ela vai ser igual a mim. Pernas até à cozinha. Nunca caíu porque dorme que nem pedra e quase nem se mexe.

      Eliminar
    6. A minha tem dias, tanto adormece e acorda no mesmo lugar, como acorda toda atravessada (mas sempre sono profundo).

      Eliminar
  3. Este post podia ter sido escrito por mim!
    Eu percebo-te!..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, agora lembrei-me do Michael Jackson em https://www.youtube.com/watch?v=pAyKJAtDNCw

      :DDDDD

      Eliminar