Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Resoluções

Tenho o péssimo hábito de não conferir contas antes de as pagar. São contas, pago-as. 
Até ontem. Ontem paguei esta conta e ainda estou aqui a ruminá-la...

Então numa conta de água de 36,97 € pago quase outro tanto de "extras"? 22,52 € para saneamento? 8,47 € para residos sólidos? 3,33 de IVA...
Eu tomo duche, não encho a banheira, eu fecho a torneira enquanto lavo os dentes, eu separo o lixo, eu não deito óleo na canalização, eu guardo as tampinhas das garrafas para entregar aos senhores das cadeiras de rodas.

Está decidido!
A partir do próximo mês há um banho diário. Colectivo. Cronometrado. Num alguidar. Depois, será como na idade média, abre-se a janela e água vai...
As cápsulas de café virarão bonitos enfeites de Natal, quem sabe bijouteria que venderei no FB. O mesmo caminho levarão os pacotes de leite - que lindo vai ser ver todo um portugal com carteiras Matinal. As garrafas de água serão transformadas em bonitos candeeiros. (Já vos disse que tenho muito pouca tolerância a artesanato urbano feito de lixo?).


20 comentários:

  1. Eu acho que alguém se afogou em tua casa e tu ainda não viste. Procura bem o cadáver em baixo da cama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mr Mirone vai mandar vir cá um canalizador, suspeita que tenhamos uma fuga.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. :D
      É, não é? Que lindo, os três, ao mesmo tempo, dentro de um alguidarinho.

      Eliminar
  3. Já sei a quem hei de pedir ajuda para os trabalhinhos que me pedem do infantário de Jr.... Agora é tudo em material reciclado... Plamordassanta, qualquer dia tenho de ir comprar que não consumo só para usar as embalagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma tia que é professora do ensino básico que se queixa constantemente dos projectos de área escola. Houve um ano, inclusive, que se opôs à ideia de, mela milionésima vez, pôr os meninos a fazer presépios de copos de iogurte e garafas. "Até é uma falta de respeito, misturar o presépio e lixo". :)
      Eu não sou tão radical, reconheço que se podem fazer algumas (poucas) coisas engraçadas com materiais reciclados, mas há outras que por muitas voltas que lhe queiramos dar serão sempre lixo, colado, agrafado e pintado, mas lixo.

      Eliminar
  4. Não te quero desiludir, mas já vi estojos, malinhas, pochetes e afins feitas de pacotes de leite, manteiga e sei lá mais o quê, assim tudo em horrendo mesmo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, também as vejo, horrendas. E pior, há quem as compre. "uái"?

      Eliminar
  5. Percebes agora o cheirinho do senhor de ontem no café?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também viu a conta da água :)
      Mas o que me mexe com a molécula nem é oo consumo de água (feitas as contas a banhos, máquinas de roupa, louça, etc) é a conta dos "extras", que é quase igual à da água consumida.

      Eliminar
  6. O melhor é ires buscar a água à fonte, porque, por norma, tudo é calculado de acordo com o consumo de água,
    Quanto mais água consomes mais pagas de saneamento e resíduos. Se não consumires água, eles depreendem que vives assim ao jeito de "homem das cavernas", e o máximo que te pode acontecer é arranjarem-te um gruta lá para os lados de Foz Côa, local onde a água deve ser barata e o vinho é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso. Espalhei alguidares pelas varandas e tenho as caleiras encaminhadas para as banheiras (a partir de hoje batizada de cisterna). Com o tempo que tem feito, arranjo boas reservas em três tempos. :D

      Eliminar
  7. Meu deus, isso é uma exorbitância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mr. Mirone achava que era uma fuga, o que se veio a confirmar película canalizador está tarde. Numa das sanitas do wc social, que raramente usamos, o autoclismo estava a vedar mal.

      Eliminar
    2. Ao menos descobriram a fonte de tal exorbitância. :P

      Eliminar
    3. Pelo canalizador esta tarde (maldita escrita automática do telefone)

      Eliminar
  8. Mas essas coisas feitas com lixo é artesanato? Jasus!

    ResponderEliminar
  9. Fogo... a vossa conta de água é mesmo cara... por cá nunca se paga mais de 10€....

    ResponderEliminar
  10. Uma fuga, aparentemente... Mas também nunca me lembro de ter pago só 10 €.

    ResponderEliminar