Falam-se línguas (translate)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Porque é que não fui eu a inventar isto?

Donos de cães que se sentem esmagados pelo peso da culpa, donos que se questionam sobre a falta de estímulo e actividade a que os vossos animais são votados durante o dia, enquanto vocês saem para trabalhar, pobres animais, o dia inteiro a aboborar e embrutecer, os dias de tristeza e amargura acabaram. Sorriam, respirem de alívio, os vossos animais estão bem entregues. 
Chegou a Portugal a Dog TV, um canal com conteúdos específicos para os cães que passam o dia fechados em casa. A programação proporciona-lhes momentos de exposição, estímulo e relaxamento alternados por forma a criar cães felizes e equilibrados. Eu não tenho cães e não prevejo ter num futuro próximo, ainda assim, estou verdadeiramente fascinada com este canal pago (temporariamente aberto, para lançamento do canal), mas tenho uns reparos a fazer. A grande maioria dos programas destina-se a maiores de 12, os mais novos não têm programas de estímulo ou exposição, o que me parece uma falha grave. É de pequenino que se torce o pepino e com os cachorrinhos não deve ser diferente.
Aos canais generalistas, em especial os do chamado serviço público, deixo uma sugestão: ponham os olhos nisto quando prepararem a próxima grelha, e aprendam o que é ter em conta as necessidades do espectador.

6.00 - 11.00 da manhã:  Relaxamento matinal - Conteúdo destinado a relaxar o seu cão. Reduz os níveis de stress e acalma-o através de música suave e efeitos visuais. (M12)
11.00 - 12.00: Exposição - Com a ajuda das mais avançadas técnicas da ciência veterinária, sons especiais e efeitos visuais proporcionam aos cães conforto e estímulos diferentes em cada dia. (M12)
12.00 - 13.00: Estímulo - Movimentos de câmara activos, animações excitantes, objectos que se movem e animais com sons e frequência apropriados ajudam a encorajar as brincadeiras dos cães, mesmo... (M12)
13.00 - 14.00: Relaxamento. (Todos)
14.00 - 15.00: Exposição. (M12)
15.00 - 16.00: Estímulo da tarde. (M12)
16.00 - 17.00: Relaxamento. (Todos)
17.00 -18.00: Exposição. (M12)
18.00 - 20.00: Tempo em família:Estímulo (M12)
20.00 - 21.00: Relaxamento noturno (M12)
21.00 - 23.00: Estímulo noturno (M12)
23.00 - 00.00: Relaxamento noturno (M12)
00.00 - 2.00: Relaxamento (Todos)
2.00 - 6.00: Tempo de Dormir (M12)




A culpa é terreno fértil para a chantagem emocional.


7 comentários:

  1. Querida Mirone,
    Provavelmente porque pensa.
    Concordo com a sua última frase, embora, neste caso, me pareça que se aplicaria mais "a estupidez é terreno fértil para o charlatanismo".
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal comparado, lembra-me a criopreservação de células estaminais. Bem me lembro de estar grávida, uma gravidez muitíssimo desejada, e de me contarem tudo e mais alguma coisa sobre o potencial daquelas células, que poderiam ser a soilução se um dia o meu bebé tivesse um problema sério de saúde. Os estudos não era conclusivos, mas a pressão era tremenda (os "e se" numa grávida hormonalmente instável têm muita força). Suponho que um dono que gosta muito do seu cãozinho quer o melhor para ele e que a ideia de ter um cão stressado ou angustiado o consuma, sendo assim pagar por um canal de televisão para o seu cão ser mais feliz deve ser um alívio para a sua consciência (e isso já não é mau, bem basta um cão stressado, não e preciso que o dono o seja também).

      Eliminar
    2. Foi precisamente disso que me lembrei também.

      Eliminar
    3. Experimente a deixar os seus "três da vida airada" (são três não são?) em frente à televisão e depois diga-me como correu.

      Eliminar
  2. E eu que dizia mal do caça e pesca...
    Maiores de 12?? Os cães que já passaram na minha vida só teriam direito a TV nos últimos dois ou três anos de vida!! O que nos pouparia uns trocos!!
    A sério que há pessoas que embarcam nisto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponha que sejam 12 anos de cão. (1 ano humano = 7 anos de cão, mais ou menos). :DDDD

      Eu gostava era de ter uma câmara secreta, quase aposto que ao fim de meia hora o cão se farta daquilo e vai à vida dele (se for um certo Fox Terrier das minhas relações acho que 5 minutos já é muito :DDDD).

      Entretanto, e nem de propósito, há pouco tempo vi um trabalho fotográfico que mostra a alienação das crianças quando vêm televisão.
      http://www.ignant.de/2015/06/10/childrens-vacant-stares-while-watching-tv-are-captured-in-donna-stevens-photo-series/

      Eliminar
  3. Esta foto tem um gif.
    http://c0.thejournal.ie/media/2014/10/tv-16.gif

    ResponderEliminar