Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Haja paciência

Prometi-lhe que a acordava mais cedo para pormos a mesa do pequeno almoço na sala. Quis flores, quis velas (?!), quis toalha grande e guardanapos de pano. Acedi. Pôs a mesa como entendeu. Liguei a máquina de café, levei os cereais, o leite, o sumo, o pão, o queijo, o fiambre e a manteiga para a mesa. Acto continuo larga num pranto, "Mas isto assim não é especial, é igual a todos os dias, só que na sala! Precisamos de uma coisa especial, um bolinho ou assim. Tu disseste que podiamos fazer um pequeno almoço especial!". Pois disse. Desci à padaria e comprei bolo inglês, o preferido do pai. Pus o bolo na mesa. "E panquecas?".

...



34 comentários:

  1. Olhe aguente-se... tenho uma adolescente (sim, adolescente) que de vez em quando tem ideias assim. Ou é comer na sala, ou é usar os pratos que nunca se usam, ou é uns individuais que ela vai descobrir sei lá onde, ou os guardanapos que afinal os do ikea é que são giros (e por azar não temos em casa), ou é a toalha que afinal é pequena para a mesa da sala, enfim... podia estar aqui a escrever e escrever e escrever...
    Se lhe digo que era mais simples da maneira "antiga"? Uiii, passo de melhor a pior mãe do mundo em segundos... porque a avó (a minha mãe) deixa e faz e acontece... E eu só penso que quando eu era daquela idade a minha mãe não me deixava fazer nem metade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente a Mironinho não tem muitas "crises" destas, mas ontem à noite até se foi deitar mais cedo sem refilar para poder acordar cedo, eu não podia faltar ao prometido.

      Eliminar
    2. :-) Prometido é devido :-)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não fiz. A massa precisa de descansar pelo menos meia hora e o pai já estava farto de fingir que ainda estava a dormir, quando na verdade estava cheio de fome e pressa.
      (só não foi amuada para a escola porque foi o pai a levá-la)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Quando for a casa vou procurar uma receitas de crepes (não são panquecas mas são bons) que se faz em 5 minutos e não precisa descansar. Até com farinha de arroz já fiz e ficam sempre bons.

      Eliminar
    2. A farinha de arroz engorda imenso. Experimenta com a de coco ou amêndoa.
      E em cinco minutos faz-se panquecas, pá.

      Eliminar
    3. Oh pah, só sei as receitas clássicas, não conheço essas modernices. :D

      Eliminar
    4. 250 ml de leite
      Manteiga ou óleo
      100 g de farinha de trigo
      2/3 Ovos (depende do tamanha, eu ponho 2 grandes)
      Pôr a farinha numa tigela e abrir um buraco, juntar o sal, os ovos e misturar bem. Adicionar, aos poucos, o leite e continuar a bater até obter uma massa lisa e homogénea.
      Costumo passar numa rede para tira os grumos e a seguir fritar numa anti-aderente com um bocadito de manteiga.


      Só uso a farinha de arroz quando macaquito come porque não tem glúten, não sei se engorda ou não. Mas ficam bons na mesma.
      De qualquer maneira obrigada pela dica, Filipa, nem sabia que havia farinha de amêndoa, só leite.

      Eliminar
  4. Corte lá o acesso à internet e aos blogs da felicidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso que eu pensei. Se ela me tem pedido também bagas teria sido "certinho direitinho"!

      Eliminar
  5. Não gabo a sorte aos moços que, no futuro, a queiram levar a jantar...! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também não. A miúda tem desde muito pequena um paladar muito apurado e é muito esquisitinha no que come. Ainda me lembro de ter feito um amuo porque em vez de lambujinhas lhe serviram ameijoas. "Não gosto, não sabe ao mesmo..."

      Eliminar
    2. Aí adorei. A diferença do sabor entre lambujinhas e amêijoas!!!!!! Imperdível essa miúda!!!
      Não fiques triste, também tenho uma diva em casa. Só o que me atormenta mais o juízo é o facto de eu não ser assim, não a educar assim e ela sair assim tão 'noblesse oblige' como diria o Castelo Branco.

      Eliminar
    3. Onde é que elas vão buscar estas ideias?

      Eliminar
    4. Pipocante Irrelevante Delirante25 de junho de 2015 às 16:53

      daqui a uns anos está a limpar o masterchef. Ou o Hell's kitchen.

      A minha agora quer comer sempre na varanda... calor infernal, mas prefere almoçar "fora" que no fresquinho da sala... manias...

      Eliminar
    5. Se soubesse as vezes que tenho de lhe ralhar e dizer que o lugar das meninas não é na cozinha, PID... É que a miúda quer muito ajudar-me a fazer o jantar, mas na verdade só atrapalha.

      Eliminar
    6. Pipocante Irrelevante Delirante25 de junho de 2015 às 18:35

      No último HK o tipo que de início só atrapalhava os colegas, ganhou. Por isso, não a nomeie para sair da cozinha.

      (a minha também quer ajudar, mas aí imponho a minha autoridade, corro o mulherio todo da cozinha, aquilo é tudo meu)

      Eliminar
    7. Estou a fazer o jantar, quer vir cá dar um pulinho? Garanto-lhe que não o incomodo.

      Eliminar
  6. E a capacidade que eles têm de fazer estas coisas sempre quando temos pressa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Mas o prometido é devido, e eu disse que podiamos fazer um pequeno almoço especial...

      Eliminar
  7. Será que este blog é um breakfast blog encapotado? ;)

    ResponderEliminar
  8. Pipocante Irrelevante Delirante25 de junho de 2015 às 16:50

    O sumo... natural, feito na altura, certo?
    Certo?
    Café... de balão... Colômbia?
    O pãozinho, vinha quente...

    (e fotos?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sumo compal, café der cápsulas, pão comprado de véspera (mas estava quente). Um epic fail, já percebi.

      Eliminar
  9. Pipocante Irrelevante Delirante25 de junho de 2015 às 16:51

    Pra próxima levantem o traseiro mais cedo da cama e vão ao Epic S...
    Digam que vão da parte da Pipoca, que eles metem na conta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas lá não se servem "pequenos almoços almoçarados" mais para o fim da manhã? Tenho mesmo de madrugar?

      Eliminar
  10. Não anda a ler os blogs certos. Panquecas em menos de 5min e deliciosas:

    http://kissandmakeup.blogs.sapo.pt/chef-guigui-panqueca-de-amendoa-s-405616

    http://kissandmakeup.blogs.sapo.pt/chef-guigui-panquecas-de-avela-399018

    http://kissandmakeup.blogs.sapo.pt/chef-guigui-panquecas-de-aveia-82555

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah, Guida! E tu achas que eu faço panquecas para o pequeno almoço? Nas manhãs de semana é comer um pãozito, iogurte líquido ou sumo e beber um café, cereais para a miúda e já está, cá agora estar agarrada aos tachos logo pela manhã.

      Eliminar
    2. A Guida não sei, mas eu cá acho que dá para preparar a massa de véspera e depois é 2min a fazer, 2min a comer!

      Eliminar