Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Dúvidas e mais dúvidas


Ao jantar:
- Mamã, em Portugal há rainhas?
- Não, só a das farturas ou a mulher do rei dos frangos.
- Rainhas a sério!
- Não, mas já houve.
- Vai haver outra vez?
- Para já para já, não me parece, mas nunca se sabe.
- Onde é que há rainhas a sério?
- Em Espanha, no Reino Unido, na Holanda, na Bélgica, Dinamarca, Suécia...
- E se nós ensinássemos a rainha espanhola a falar português, achas que ela podia ser nossa rainha?
- Ó Mironinho, as coisas não são assim. Não é só ensinar uma rainha a falar português para ela ser nossa rainha. Vá, come.
- Mãe...
- O quê?
- Como é que os homens inventaram a água?
- Não inventaram, a água existia na natureza muito antes dos homens aparecerem.
- E como é que ela começou a existir?
- Havia elementos químicos, o hidrogénio e o oxigénio que se combinaram e transformaram-se em água.
- E o metal, como é que inventaram o metal?
- Os metais também já existiam na natureza, o ferro, o cobre, o bronze e muitos outros, e um dia os homens descobriram que se os aquecessem muito para o separar das impurezas conseguiam moldá-los e fazer objectos...
- Como é que inventaram o mundo?
- Como é que inventaram o mundo?! 
- Sim, como é que começou a existir o mundo?
- Ó filha, isto mais parece um interrogatório da Stasi.
- O que é a Stasi?


Ah, o prazer das refeições em família!


25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Com essas perguntas todas, tá visto que quando crecer vai direitinha para o Rule of Law.

    ResponderEliminar
  3. Eu não percebo. Então não dizem que os miúdos de agora já vêm ensinados? Esta não pára de me fazer perguntas...

    ResponderEliminar
  4. Tu também só metes lenha para te queimar!!! Então depois de analisares o perfil da (tua) miúda vais-lhe falar na Stasi?? Ó mulher tu não gostas de sossego pois não??

    Ps: Eu tenho um com 5 anos que é exatamente igual. Eu gosto da curiosidade mas, por vezes, dá-me cabo da paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além da paciência aquilo causa-me angústia por não conseguir explicar-lhe tudo (e ela acha que a estou a despachar quando digo que não sei alguma coisa e "massacra-me" ainda mais).

      Eliminar
    2. Era exactamente isto que eu vinha comentar... o meu sobrinho também acha que o estou a despachar quando eu lhe digo que não sei responder a algo que ele me pergunta. É o mal de saberem da existência do "google": acham que se não sabemos é porque não queremos! :D estamos feitas

      Eliminar
  5. isso foi porque tu não fizeste como eu fiz... lá em casa houve sempre uma rainha. uma rainha aia, uma rainha escrava, uma rainha mãe. mas sempre rainha (sem perder a pose:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa há duas rainhas ou duas princesas: a mais velha e a mais nova :D

      A pose é relativa (a referência, neste momento, são as princesas Disney - que facilitam um bocado na parte da "pose").

      Eliminar
  6. Ficavas indefinidamente a responder... e se calhar é ao jantar que mais se lembra das perguntas!

    ResponderEliminar
  7. Como é que surgiu o mundo?! E contava-lhe uma versão bíblica ou começava no Big Bang?
    Aquilo das mães saberem tudo é mito. :D

    (ela tem sempre perguntas, seja ao jantar, a caminho da escola, ao deitar, está numa idade em que tudo dá origem a perguntas)

    ResponderEliminar
  8. Se lhe contasse do Big Bang arranjava-a bonita.
    Depois quereria saber quem inventou o Big Bang e por aí fora até espetar consigo no sanatório.
    Assim como assim o melhor é enveredar pelo caminho do facilitismo, esse que tudo resolve e não dá canseiras, para lá de ser aceite por grandes e pequenos, e diga-lhe a tudo que foi Deus.
    ...Mas com cuidado e mude logo de conversa porque se lhe dá prazo de reflexão o mais certinho é ela perguntar-lhe quem inventou Deus.
    Boas explicações. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do facilitismo daria pano para mangas.

      (misturei e fantasiei as duas versões, que houve uma explosão, que era Deus a acordar e a ter ideias e depois foi fazendo o ar, a água, a terra, as plantas os animais e o homem)

      Eliminar
    2. Essa da religião é uma coisa interessante. Por um lado, não quero induzir o meu filho para as minhas crenças (eu acredito em Deus mas não na Igreja) mas, por outro lado, acho que também é meu dever ensinar-lhe essas coisas...

      Cá por casa (quando chegar à altura dessas perguntas mais "biblicas") faço intenção e lhe contar os factos cientificos até porque o que me mete mais confusão é em pleno séc XXI ainda encontrar pessoas na internet a gozar com a Teoria da Evolução e a acreditar na Geração Espontânea (só um pequeno exemplo).

      Eliminar
    3. A religião tem um peso importante na minha vida. Cresci no seio de uma família católica, fiz a catequese toda, sempre fui à missa (menos frequentemente desde que conheci Mr Mirone), até ao 9.º ano andei num colégio católico, etc... Mr Mirone é batizado, mas considera-se ateu. A Mironinho é batizada e eu levo-a à missa de vez em quando. Neste momento é fascinada por igrejas, gosta de ver as figuras nos altares, as velas, os ritos. Gosta de Jesus e reza orações simples, adequadas aos seus 4 quase 5 anos. Devagar vou introduzi-la na minha fé.
      Sou muito pela "mistura" e tenho noção de que há uma explicação científica para o surgimento da vida que não é compatível com a "letra" das escrituras. A partir do momento que soubermos distinguir os ensinamentos bíblicos de tratados científicos, se os olharmos como textos simbólicos para ilustrar a grandiosidade de Deus as coisas serão mais simples. Em teoria não vejo motivos de conflito entre ciência e religião, desde que saibamos colocar cada uma delas no seu plano.

      Eliminar
    4. Olha, estás a descrever-me. Queres ver que fomos colegas de colégio??
      Os meus pais tb acharm "engraçada" a coincidência de deixar de ir à missa com o ter começado a namorar com o MQT :)

      Eliminar
    5. Sim Mirone eu concordo com esse ponto de vista mas para mim não é fácil porque a igreja para mim deixou de me significar muita coisa. Principalmente a atitude de facilistimo para com a pedofilia no seu seio. Ou seja, de momento, eu estaria a ser hipócrita se lhe ensinasse os designios da Igreja Católica (também cresci num meio assim e durante a minha vida fui desconstruindo um-a-um vários dos seus dogmas e não me revejo minimamente na dita Igreja Católica como funciona de momento), apesar disso eu sinto, por vezes, saudades de ir à missa mas só consigo ir ao "meu" padre porque detesto ir a missas e acabar a ouvir falar mal de judeus, muçulmanos... irrita-me o ódio gratuito de uma igreja e uma fé que devia ensinar a amar e a perdoar.

      Mas não deixei de acreditar em Deus, deixei de acreditar na Igreja Católica. Quanto à biblia para mim só pode ter uma interpretação simbólica. Por isso, se eu estou confusa como poderei ensinar algo? Para já vou ensinando-lhe aquilo que para mim são os ideais e valores que sempre me foram ensinados na Igreja mas que raramente os vi a cumprirem.

      Eliminar
    6. Também não confundo a minha fé com a Igreja Católica e procuro concentrar-me na mensagem de amor ao próximo, apesar de ter dúvidas todos os dias e me deparo com incongruências. Quanto aos erros dos homens que a comandam, acredito que este Papa esteja empenhado em romper velhos vícios.

      Eliminar
  9. Ahahahaha! Estes diálogos são hilariantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem a coisa até correu bem. O pior é nos dias em que tenho de me conter para não me rir com as perguntas que ela me faz.

      Eliminar
  10. A "Satsi"???? Ahahahahahahahahahahah... Tu também não facilitas oh Mirone... :DD

    ResponderEliminar
  11. Pá. Foi com essa pergunta que fiquei a saber que os pais não sabem tudo... Lembro-me mesmo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A do mundo ou a da Stasi? :D
      Respondi às duas. Oh yeah, continuo a saber tudo!

      (resta saber por quanto tempo)

      Eliminar