Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A sério?!

Ontem, no fim de um almoço demorado em que a Mironinho se portou muito bem:
- Muito bem, Mironinho, estou muito orgulhosa, portaste-te como uma menina crescida.
Ela, felicíssima com o elegio, perguntou-me se parecia a prima, que tem 10 anos.
- Parecias uma menina de 12 anos, sempre sentada e a falar baixinho, sem birras, mereces mil beijinhos. 
- Quando eu tiver 12 anos vou ser adulta?
- Ainda não, vais ser adolescente. Mas aos doze anos já vais poder fazer recados à mãe, ir à frutaria ou ao pão...
Mr Mirone, indignado:
- Achas?! Deves estar maluca, alguma vez eu a deixava ir ao pão com 12 anos?
O pai de Mr Mirone, branco cal:
- Epah, Mirone, tu não me leves a mal que sabes que não me meto na educação da Mironinho, mas olha que também acho que estás a facilitar um bocado.



Nota 1: A padaria e a frutaria são no rés do chão do nosso prédio, numas galerias comerciais às quais temos acesso sem sequer precisarmos de ir à rua ou atravessar a estrada.
Nota 2 (que, pensando melhor, devia ser nota  prévia): Mr Mirone começou a sair à noite aos 14 e teve uma mota (scooter) aos 16.


19 comentários:

  1. Nitidamente outros tempos, mironinho é menina e todo o pai quer proteger a sua filha até mais não...
    Com 12 anos à hora de almoço vinha sempre a casa (sempre fui esquisita com comida de cantina) sempre a correr, ia comprar o pão e pequenas compras ao supermercado/mercearia... Continuo viva! Não sou toxicodependente, prostituta ou stripper! Sossegue lá o Mr.Mirone!! (sim os tempos são outros e posso compreender o drama do pai)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que são outros tempos, mas convém a miúda chegar aos 18 anos com algumas noções de autonomia e responsabilidade, para não fazer as figuras tristes que alguns jovens que toda a vida foram "protegidos" fazem quando se apanham fora da asa dos pais.
      Não queria nada ser uma dessas mães neuróticas e super-protectoras... Hei-de encontrar o meio termo entre a super-protecção e a negligência. :D

      Eliminar
  2. Eu gramava ter umas galerias assim ali em baixo, também. Dava-me mesmo jeito para mandar o miúdo com recados. Tem de desmistificar isso Mirone, o quanto antes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tranquilo, tenho mais de sete anos para preparar Mr Mirone. A Mironinho ainda nem tem 8 anos.
      Deviam ter visto a reacção dele quando o "lembrei" de que com 14 anos ele já saía à noite. "Nem queiras comparar!"
      Mas acha giríssimo que o filho da vizinha, agora com 11 ou 12 anos já vá ao pão sózinho.
      Coisas de pai "galinho" que só tem olhos para a filha.

      Eliminar
    2. :) vai ter aí muito trabalho pela frente. Mas olhe que é preciso muita coragem para deixar os filhos voar ou até para os empurrar quando é preciso. É mais fácil apertar os miúdos nos nossos braços mas também acho que isso os pode tornar uns atados do pior. Mas as galerias por baixo de casa, com a perspectiva de pão fresco a qualquer hora e a juntar a emancipação das crianças, por Deus.... :)

      Eliminar
  3. A única coisa que me choca é o "sabes que não me meto na educação da Mironinho" pai estranho esse.

    ResponderEliminar

  4. Não me devo ter explicado bem. Neste caso, era o avô da Mironinho (pai de Mr Mirone), muito presente, a quem confiamos a nossa filha sempre que necessário, ou simplesmente porque eles adoram levá-la para férias e ela adora ficar com eles, avô com quem podemos contar SEMPRE, apaixonado pela única neta, mas que entende que os pais devem ter a primeira palavra na educação da criança. Sinceramente, não me choca nada que o meu sogro pense assim. Se for avó tentarei fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, eu percebi que era o pai da criança. É o que dá ler na diagonal.

      Eliminar
  5. ahahah
    Eu, com 10/11 anos (quando fui para o 5º ano) ia sozinha buscar a minha irmã à pré-escola. 1 quilómetro para lá e um quilómetro para cá. e no caminho ainda parávamos nos baloiços!

    ResponderEliminar
  6. ´´´´É mais uma criança supeeeeeeeeeeeer protegiiiiiiida pelos papás que se vao revelar uma futilidade no futuro.
    Tenho pena do futuro dessas crianças das mamys da bloga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taliqual.
      Ontem já ficou em casa a desentupir os bicos do fogão a gás, que os dedinhos pequeninos são bem jeitosos para esses pormenores. Hoje, quando chegar da escola vai a pé até ao comboio e há-de arrranjar um bilhete para Pamplona. Há-de correr com os touros nas festas de San Fermin, a ver se se faz gente. 4 anos é muito boa idade, não vá ela crescer e escrever disparates a coberto do anonimato.

      Eliminar
    2. Até devia de ter vergonha de ser uma troca tintas mas pela boca morre o peixe. Acabou de dizer ao anonimo lá de cima que a ganapa tem oito anos a fazer nove e agora para se desculpar diz que tem quatro.
      ´´´´É mesmo uma fala barato, é o que é...
      Pfffffffff...gentinha...

      Eliminar
    3. Anónimo, tanta confusão que vai nessa cabeça.
      Eu sei que o anónimo não pediu, mas hoje sinto-me generosa e vou dar-lhe dois conselhos:
      1. Leia bem o post e/ou comentários que eu escrevi.
      2. Certifique-se que sabe interpretar o que leu antes de escrever.
      Onde é que eu digo que a minha filha tem 8 anos, quase 9? Eu disse que tenho 7 anos para pensar no caso, a miúda nem sequer tem 8 anos (cito: "Tudo tranquilo, tenho mais de sete anos para preparar Mr Mirone. A Mironinho ainda nem tem 8 anos"). Pois não, tem 4 anos, só vai fazer 5 em Outubro. Até ela chegar aos 12 anos, ainda tenho 7 anos para explicar ao pai que não ha perigo nenhum em mandá-la fazer pequenos recados. Onde é que aqui eu troco tintas?

      Não sei o que é pior, se ser fala barato como eu, se ser fala de cor, sem saber ler o que está escrito, como o anónimo.

      Espero sinceramente que tenha sido uma brincadeira sua, a querer "picar-me". Senão é só uma demonstração de estupidez gratuita, e eu até tenho os meus leitores em melhor conta do que isso.

      Eliminar
  7. (atenção que sou a anónima que gramava ter umas galerias por baixo de casa de modo a poder escravizar o meu filho)


    Ahahah ahahah tão bom!

    Acho é que é capaz de vir aí aquele pessoal da defesa dos touros e ainda arranja um problema à miúda, coitadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais problemas, quais quê? Depois de San Fermin a miúda vai estar preparada para enfrentar as mais enfurecidas turbas.

      Eliminar
    2. Eh pá se isso é assim vou já mandar o meu no primeiro comboio da manhã :)

      Eliminar
    3. Se o mandares a pé ainda fica mais "rijo"!

      Eliminar
  8. Tenho 2 irmaos uma co 11 e um com 9 e ja a mais de um ano ano que vao a loja perto d casa comprar o pao e outras coisas do dia quando è preciso. Vem d escola sozinhos os dois juntos e vao a biblioteca tb. È td uma questao de educaçao . A minha mae sempre nos educou na linha da responsabilidade/independencia/liberdade e eu estou aqui viva com 23 anos,com uma vida ,independente e feliz . Super proteçao para mim è falta de senso comum

    ResponderEliminar