Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 10 de maio de 2016

Consolidando conhecimentos

Ontem, enquanto ajudava a Mironinho a preparar o teste de Estudo do Meio.
- A água que se encontra na superfície da terra, nos lagos, rios, oceanos..., evapora-se com o calor do sol e quando encontra uma zona de ar mais frio forma nuvens. É a consolidação.
- Não é consolidação, Mironinho é condensação.
- Ah, enganei-me. É a condensação. Depois, quando as nuvens estão muito cheias as gotas de agua caem em forma de chuva, neve ou granizo. É a precipitação.
- Muito bem. Então diz-me os nomes das fases do ciclo da água.
- Evaporação, consolidação e precipitação.
- É condensação. Vá, repete 20 vezes para não te esqueceres.

Hoje de manhã. Enquanto tomava o pequeno almoço.
- Mamã, vê lá se eu sei. As fases do ciclo da água são a evaporação, a con...
- Con...
- Con...
- Con...
- Consolidação e precipitação.


...


13 comentários:

  1. Fez-me lembrar o meu filho:
    -"é para tirar a camisola anterior"?
    - "Não. E não é anterior é interior".
    - "foi o que eu disse."
    -"o que tu disseste foi anterior, o que se diz é interior. IN-te-rior e não AN-te-rior"
    - "ah interior!"

    Passado uns dias:
    -"hoje é para vestir a camisola anterior?"
    -"interior"
    - pois é, interior.

    passados mais alguns dias:
    -também vesti a camisola anterior.
    -"interior, filho"
    - pois, interior.

    passados mais dias:
    -eu estou com a camisola anterior.
    - "interior".
    ...

    (e de há cerca de um mês para cá, desde que me apercebi deste erro que andamos a ter estas conversas mas também ainda não conden..ups, consolidou os conhecimentos :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))
      Um mês?! Mas o teste é amanhã.

      Eliminar
    2. Se o tempo aquecer agora antes de isto ficar bem "condensado" estou sujeita a que só falemos das camisolas anteriores no próximo inverno.
      Tenho de malhar no ferro enquanto está quente! (E juro que não sei como é que em 7 anos de vida dele não me apercebi que dizia anterior e não interior).

      Eliminar
    3. Porque antes ele não se vestia sozinho, não precisava de te perguntar se era preciso vestir camisola interior.

      Eliminar
    4. Em minha defesa, o miúdo começou a falar tarde (mas nada que fosse problemático).

      Também gosto da tua explicação. O problema é que o miúdo começou a vestir-se sozinho já há uns 3 anos... Posso também auto-sugerir que isso foi coisa de agora, não posso? Um trauma qualquer? Será melhor levá-lo a um psicólogo? Hmmmm... :D

      Eliminar
  2. Podias ter-lhe feito uma cábula!!! ;DD

    Macaquita também tem alguns problemas de "consolidação", o que faço é associar a palavra à raiz da mesma ou a uma palavra parecida.

    ResponderEliminar
  3. Cábula?! Isso queria ela! Sem saber que tal coisa existe bem disse que ia escrever num papelinho para se fosse preciso, eu é que não deixei.

    Eu bem tento ir lá por associação à raiz da palavra, mas ela consolidou a consolidação muito bem consolidada. Vamos aguardar. Hoje à tarde volto à luta.

    ResponderEliminar
  4. Ela que se tente lembrar do leite condensado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não sabe o que é, não é gulosa :/
      Expliquei-lhe que condensar era ficar junto, juntar as partículas de vapor para fazer a nuvens. Mas ela continuou com a ideia de consolidação. :)

      Eliminar
  5. Pipocante Irrelevante Delirante10 de maio de 2016 às 15:37

    Basicamente consolidam-se nas nuvens. Faz todo o sentido.

    Pior era falar na condensação orçamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha rica filha!
      Fui agora mesmo buscá-la e qual é a primeira coisa que me diz, mesmo antes de me cumprimentar?
      - Mamã, mamã, condensação!

      Eliminar
    2. Vê lá onde escondeu o papelinho ;)

      Eliminar