Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Breve pausa para falar de coisas importantes

Assinala-se hoje o dia mundial da Doença Inflamatória do Intestino.
A Doença Inflamatória do Intestino (DII) é uma patologia crónica grave que afeta mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 20 mil pessoas em Portugal. Para saber mais sobre a doença de Crohn e a Colite Ulcerosa, as manifestações mais comuns da DII, e as iniciativas levadas a cabo em mais de 35 países no sentido de aumentar a consciencialização sobre este problema carregue aqui.

4 comentários:

  1. (O link não funciona.)

    Ultimamente e infelizmente a minha vida tem-se concentrado em ler muitos artigos cientificos acerta do DII e de outras patologias similares.

    A coisa está a um ponto que sinto que as minhas conversas com a pediatra especialista em gastroenterologia infantil começam a ser uma "discussão" de análises e hipóteses cientificas. Chegou a um ponto em que sou eu e ela a olhar para os resultados e as imagens dos vários exames a tentar encontrar um qualquer indicio para uma coisa qualquer.

    Ora eu, que não estudei medicina, nunca pensei vir a estar neste patamar de conhecimento sobre o sistema digestivo infantil. Infelizmente também nunca pensei esperar que um único exame que fosse desse positivo para um problema/doença qualquer, muito menos para que fosse diagnosticado ao meu filho qualquer coisa.
    É. Isto do desconhecimento é pior do saber o que se tem. Há uns tempos atrás teria dito que o que mais queria era que desse tudo negativo, hoje o que mais quero é uma resposta para saber como intervir.

    Por agora eu acho que ele tem todos os sintomas de DII e ela concorda comigo. Para já continuamos a despistar tudo e mais alguma coisa (em exames atrás de exames e já andamos nisto há uns 2 anos), na realidade a doença de Crohn é muito dificil de diagnosticar, pelo menos no caso dele está a ser pois também existem indicios contraditórios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver o que se passa com o link. Obrigada pela partilha.

      Eliminar
    2. Editei o post e refiz o link, penso que já funciona.

      Eliminar
  2. Olha afinal tenho um dia e nem sabia!

    ResponderEliminar