Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 5 de maio de 2015

O novo fenómeno do Entroncamento

Tenho um anónimo ali ao lado,  muito intrigado, a querer saber como é que eu entrei no bloco de partos maquilhada, quando, passo a citar, " toda a gente sabe que antes de se entrar nesses sítios avisam logo que "nada de cremes ou maquilhagens" (ou joias ou adereços similares, já agora) e a primeira coisa que fazem mal nos apanham lá é darem-nos um banho com desinfetante...".
Leitoras, e leitores que costumem usar maquilhagem, profissionais da saúde, curiosos e bitaiteiros em geral, mais alguém estava maquilhado quando foi operado, ou serei caso único?

24 comentários:

  1. Eu tinha a cara feita num bolo. Inchada. Chorava desalmadamente. Se estivesse maquilhada ainda era capaz de assustar a criança, coitadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu medo era esse, daí a máscara de pestanas water proof. Vai que a miúda se assustasse quando me visse e quisesse voltar' Já viste o que era terem de a arrumar toda muito arrumadinha outra vez? Aquilo é como as malas, quando as fazemos para ir de férias vai tudo muito arrumadinho, cabe tudo, no regresso atiram-se as coisas para dentro da mala e temos de nos sentar em cima da tampa para ela fechar e o mais certo é o casaco ter de vir na mão..

      Eliminar
    2. Mas o meu caso foi totalmente diferente. Foi parto normal, estive 3 dias internada, 18 horas em trabalho de parto. Nem me lembrei disso. Sou sincera, é que nem me lembrei disso. Devo ter ido maquilhada para a MAC mas depois tomei banho e tirei.

      Eliminar
    3. 3 dias?! Não te apeteceu desistir?
      Eu estive lá pouco mais que 30 minutos (no bloco) e ainda tive direito à extracção de um ovário que não estava programada mas tinha mesmo de ser feita.

      Eliminar
    4. Conclusão; foram todas bonitas para o grande dia...e eu toda deslavada! está mal!!! :)))
      ...tirando a Uva, um caso diferente, que deve ter passado "as passinhas do Algarve".

      Eliminar
    5. Ainda podes tentar o quarto bebé :DDD

      Eliminar
  2. Que eu saiba a única coisa que não se pode levar é verniz nas unhas. Eu levei e retiraram-no, mas isso tem algo a ver com ver a cor da unha, nada ver com desinfecções. Da minha primeira não ia maquilhada porque foi a meio da noite mas do segundo fui como estava, com direito a base, rimmel e batom. Se calhar temos de tomar banho e desinfectarantes de entrar lá não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas unhas eles pedem que não tenhamos verniz para poderem verificar os índices de oxigenação do sangue. Se as unhas apresentarem um tom azulado é sinal de que não estamos bem oxigenadas.

      Eliminar
  3. Sem maquilhagem...sem verniz nas unhas - mãos e pés,
    Tive que tirar os brincos e já não me lembro se tirei também a aliança, acho que sim.
    3 partos diferentes mas com regras iguais (só o último foi cesariana "operação"). ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única recomendação que tive (e nem foi pelo médico ou pelo pessoal do hospital) foi em relação às unhas e veio da enfermeira das aulas de preparação do parto.

      Eliminar
  4. 1º Parto (dois dias antes do programado, á meia-noite) - 'xa cá tomar banhoca que estou com um calor de morrer! O homem ia tendo um ataque..."Então, mas não devíamos ir já para o hospital...?" Banhoca, ouviste muito bem, e uma corzita na cara que não vou assim deslavada receber um filhote nos braços!
    2º Parto (parto normal programado, com epidural) - "sim, já sei uma banhoca e uma corzita na cara, não é?". Gosto tanto de ti amor, quando te lembras de pormenores importantes!!!
    E pronto, lavadinha, cheirosa E maquiada em ambos os partos.
    Titá Negrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto parece um anúncio mas "se não nos sentirmos bem, quem sentirá?".

      Eliminar
    2. E sou enfermeira... por isso não usei verniz ao completar as 34 semanas de gravidez, que de surpresas ninguém está livre ;)

      Eliminar
    3. Disso não me lembrei, só tirei mesmo na véspera do parto. Mas não era grave, não uso verniz gel, por isso um algodão e acetona resolviam o assunto em poucos segundos.

      Eliminar
  5. Ora bem, eu fiz duas cirurgias.
    Uma não programada e entrei de maquilhagem completa porque tnha hemorragia interna.
    Lembro-me perfeitamente de estar a responder a perguntas da médica anestesista e a limparem-me o verniz das unhas e a limparem-me a cara.

    Na que foi programada o cirurgiião expressamente pediu para tomar o duche do dia com betadine (daquela solução de lavar e nada cremes com cheiros)


    Agora, ando na luta contra a infertilidade e nas recolhas de óvulos com anestesia e nas transferencias em que estou nas areas mais desinfectadas da clinica pedem-me sempre para evitar verniz, cremes com perfume e perfume, para vir com o cabelo ja preso para depois me equipar melhor.
    Cada uma com suas experiencias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente não cheguei a precisar de recolher óvulos, só precisei de levar aquelas injecções para estimular a ovulação, mas sei bem o calvário que é tentar engravidar e não conseguir. Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e que em breve nos possa vir contar se se maquilhou ou não para receber o seu bebé, anónima.

      Eliminar
  6. Queriam que eu tirasse as lentes de contacto. Really?!! E depois como via eu a criança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tiraste, não tiraste? Ou mentiste, sim, sim, já tirei, e afinal não tinhas tirado?

      Eliminar
    2. Nê, não sabes que sou mega cegueta? Não te lembras mesmo de mim dos primeiros anos em que andava de óculos.

      Mirone, não, não tirei!
      A parteira salvou-me também nessa situação. A mulher é a maior!

      Eliminar
  7. Eu lembro-me de ter tirado o verniz, pela mesma razão. Mas não faço ideia se ia maquilhada ou não. Da primeira criança não devia ir, entrei em trabalho de parto à noite, já me preparava para me deitar.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Não faço ideia, a mim não me deu trabalho nenhum, estava deitada, devidamente anestesiada, os médicos é que trataram de tudo. :))))

      Eliminar
    2. Pois, não percebo porque lhe chamam trabalho de parto... eu depois de acordar da anestesia estava fresca que nem uma Kate.

      Eliminar