Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Long live the princess!

No fim de semana passado, a propósito do nascimento da filha dos Duques de Cambridge, os comentadores de jornais on-line dividiram-se em dois grupos, de um lado, os que festejavam e se mostravam felizes com o nascimento da princesa, do outro, os que achavam a notícia uma futilidade dispensável, que se trata apenas de uma criança, como os tantas que nascem todos os dias e nunca são notícia.
O nascimento de uma criança é, para mim, sempre motivo de alegria, e onde uns insistem em nivelar por baixo, se os outros bebés não são notícia esta também não o deve ser, eu prefiro nivelar por cima, nasceu um bebé, alegremo-nos.


E porque há mais quem goste de celebrar a vida, em Ghent, Bélgica, existe um candeeiro que se acende de cada vez que nasce um bebé naquela cidade. "Ai Nati Oggi" é uma instalação da autoria de Alberto Garutti.

8 comentários:

  1. Desgraçados dos contribuintes ingleses, é o que acho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perspectiva, Ana.
      Eu penso também no boost, ainda que pontual, que este nascimento vai dar à economia inglesa, na ordem dos milhões de libras, dizem os jornais da especialidade (memorabilia, indústria e comércio ligado à puericultura, moda infantil, etc).

      Eliminar
    2. Basta ler os comentários nos jornais ingleses para se perceber que não é bem assim.

      Eliminar
    3. Os comentários on-line são quase um universo paralelo, pelo qual sou grata, depois de ler alguns - seja sobre que tema for - chego a pensar que ainda bem que existem, porque tanta raiva contida numa pessoa poderia extravasar com consequências terríveis. Nos comentários que li sobre o impacto que o nascimento da princesa terá na economia, as opiniões também se dividem, uns defendem que o impacto será positivo, outros entendem que será negativo. Por trás de cada opinião há um "estudo económico" que a suporta e isso diz muito.

      Eliminar
    4. As notícias falam em biliões de libras, e não de milhões, peço desculpa.

      Eliminar
  2. Desgraçados dos contribuintes portugueses, isso sim.

    ResponderEliminar
  3. não sabia dessa curiosidade de Ghent... Um dia hei-de lá ir e presenciar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei a ideia maravilhosa, cada nova vida no mundo é uma luz que se acende (é impossível não largar um ooohhh embevecido quando a luz acende).

      Eliminar