Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 17 de março de 2016

Uma pessoa para se envergonhar só precisa de estar viva

Até entrar para a Faculdade contavam-se pelos dedos das mãos as vezes em que tinha andado de metro, mas nos cinco anos seguintes passou a ser o meu meio de transporte de eleição, evitava as esperas sujeita a intempéries e em pouco mais de dez minutos fazia o percurso entre casa e a universidade.
Num dos primeiros dias de aulas, vejo entrar na carruagem um cego que com voz condoída pedia "quem tem a bondade de auxiliar um ceguinho?".
Nunca nos meus mais loucos sonhos me ocorreu que o ceguinho "em apuros" procurasse auxílio financeiro e não ajuda para encontrar um lugar sentado. Levantei-me imediatamente, pus o meu melhor sorriso, que estas coisas não se vêem mas sentem-se, pego-lhe cuidadosamente no braço e digo "sente-se aqui, por favor, que eu não me importo de ir de pé". Do ceguinho, nada, nem um sorriso, nem um grande bem-haja, Deus lhe dê muita saúdinha, zero, apenas um seco "não menina, eu não me sento" enquanto avança lamuriento pela carruagem "quem tem a bondade de auxiliar um ceguinho".
As carruagens de metro deviam vir com uns alçapões de emergência, uma espécie de auto-eject invertido, na altura teria accionado o meu com todo o gosto.

11 comentários:

  1. E olha que o senhor em questão deve ter sentido vergonha dele mesmo e da sua má-educação.
    Eu também me teria sentido envergonhada, noutra idade e com outras vivências, hoje em dia sou muito céptica em relação ao "estica a mão". Há quem não queira ajuda, apenas dinheiro, são os mal-agradecidos.

    (Desculpa se desvirtuei o teu post)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura senti-me como se saísse daquelas comédias em que a saloia que sai da aldeia para ir à cidade pela primeira vez, só me faltava a galinha na cesta e o lenço na cabeça. Como é que era suposto eu saber que aquele pregão era de esmola? Então não era "senhora, dê uma moedinha, pela sua saúdinha"?

      Eliminar
  2. Pois que não devia ser o estupor que anda lá sempre a pedir e a cantar o pregão em hip-hop e depois, quando chega ao fim da carruagem insulta toda a gente por não lhe terem dado nada...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de acabar o curso voltam a contar-se pelos dedos da mão às vezes que andei de metro em Lisboa, desconheço os novos pregões. No meu tempo, e que me recorde, a pedir nas carruagens eram dois senhores e uma senhora cega e um miudinho a tocar acordeão com um cãozito.

      Eliminar
  3. Desses já só sobra um dos Senhores e é raro vê-lo!

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me muito bem desse senhor.
    Como já era "conhecido" de todos ficava-se só pelo quem tem a bondade de me auxiliar e seguia carruagens acima e abaixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois desse dia fiquei a conhecê-lo. :DDD

      Eliminar
    2. Esse senhor andou anos e anos a pedir no metro (desconheço se ainda lá andará) mas não há muito tempo, depois de já ter deixado de andar de metro há uns bons anos voltei a encontrá-lo numa das raras vezes em que voltei a utilizar este transporte.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Hoje tive outro episódio, mas foi mais de culpa que vergonha. Se tiver tempo faço um post.

      Eliminar
  6. Acho que uma pessoa numa situação dessas não deve ter vergonha. O sr. é que procedeu mal...

    ResponderEliminar