Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 16 de março de 2016

O drama, o horror, a tragédia

Aquele momento em que ligam, muito educadamente, se identificam logo, estão a ligar do Centro de Saúde a perguntar pelo familiar responsável pela Mironinho.







Afinal era só para me dizerem que precisava de actualizar o registo de vacinas da miúda. Na altura em que lhas devia ter dado, uma das vacinas do plano nacional estava esgotada e, por acharem que era vantajoso recebê-las todas concomitantemente, as enfermeiras pediram-me para voltar no mês seguinte uma vez, depois outra, e à terceira acabei por lhas dar num outro centro de saúde, onde não estavam esgotadas. A enfermeira colou as etiquetas no boletim e parti do princípio que o registo informático também era feito. Não, esse refiro só é feito no Centro de Saúde onde estamos inscritos. De maneira que amanhã lá passarei. Para actualizar o boletim e ver se o meu coração ainda bate...

Adenda: Ligaram outra vez agora mesmo. Afinal o registo informático foi feito, já não preciso de ir lá. O meu coração, contudo, continua descompassado.

12 comentários:

  1. Como te percebo! Nesses telefonemas, aqueles segundos que passam até nos dizerem ao que vêm, têm a particularidade de me deixar congelada e sem chão. Ando desconfiada que a minha forma de responder não transmite calma :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu respondes? Eu tenho ideia de só balbuciar uns sons indecifráveis.
      (Não me perguntes como, mas felizmente tem sido uma miúda saudãvel e nunca me ligaram da escola a contar que se tinha magoado ou que estava doente, de maneira que a minha inexperiência também deve atrapalhar um bocado).

      Eliminar
    2. Dantes tentava aparentar calma, mas como concluí que assim nunca mais dizem nada de jeito e até parece que enrolam mais o assunto, enquanto eu estou a morrer de nervos, agora digo coisas como 'ai diga depressa, o meu filho está bem?'. O pior é que já não me importo com a figura que faço :D (graças a Deus que nunca foi nada de mau, mas é inevitável, nem os anos como mãe me ensinaram alguma coisa)

      Eliminar
  2. Se não fosse pela adenda, alguém iria levar nas orelhas!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que tinha ficado convencida de que no centro de saúde onde a vacinei tinham registado no computador, de maneira que quando ela me disse que tinham a informação de que a minha filha estava com vacinas em falta fiquei ainda mais atarantada. Eu dou-lhe as vacinas do plano e as que não estão no plano, sou a primeira a manifestar-me contra aquelas correntes recentes a favor da não vacinação, ia lá deixar de vacinar a miúda? Mas antes ligarem a dizer que afinal há registo do que eu ter de lá ir de propósito.

      Eliminar
    2. Menos mal, é verdade, mas deviam ter verificado antes!
      Os sistemas locais só actualizam a partir da base de dados central quando a ficha é consultada individualmente...
      Mas, felizmente, dentro de pouco tempo a actualização passará a ser instantânea :D

      :)

      Eliminar
  3. Quando a minha filha fez seis anos também me telefonaram do Centro de Saúde. Apanhei um susto e demorei a perceber o que queriam, e que era apenas marcarem uma consulta para se aperceberem do estado geral da criança, designadamente quanto à visão e audição. Muito gaga, lá lhes expliquei que a criança tinha pediatra que a acompanhava e já tinha feito todos esses rastreios pelo que não era necessário marcar a consulta. Apesar do susto que se apanha acho que devemos pensar que pelo menos no que respeita à saúde infantil melhorou-se imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não vou muito ao centro de saúde (felizmente!), mas tirando o episódio das vacinas esgotadas, só tenho coisas boas para dizer. Aliás, este telefonema é a prova de que há um cuidado extra.

      Eliminar
  4. Isso é falta de calo. Sempre que o meu tlm toca, seja da escola, da academia ou de qualquer número desconhecido, eu penso "o que é que foi desta vez...". Pelo menos uma vez por semana, é grave.
    As professoras já têm por hábito começar a conversa com "Está tudo bem com o ....".
    O meu coração já tem pós-graduação em trampolim e ginástica acrobática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas eu não tenho esse calo. :))))
      Das duas vezes que a Mironinho ficou doente ficou logo em casa, nem sequer a mandei à escola.

      Eliminar
  5. Calma! Primeiramente seria sempre a escola a ligar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso era se eu tivesse presença de espírito. Quando me ligam a dizer "boa tarde, fala do Centro de Saúde. Gostava de falar com o adulto responsável por Mironinho" bloqueio logo, para-me o coração, o cérebro deixa de ser irrigado. :)))

      Eliminar