Falam-se línguas (translate)

sexta-feira, 11 de março de 2016

Quando a realidade supera a ficção

O santuário de Fátima desenvolveu um jogo de telemóvel para divulgação da mensagem de Fátima.
O objetivo é "chegar ao coração de Jesus" e o jogo decorre numa espécie de 'tabuleiro' virtual, com dois, três ou quatro pastorinhos a saltitarem de casa em casa ao sabor do que ditam os dados que vão sendo lançados. Descarrega-se gratuitamente na App Store (iOS) ou no Google Play(Android) e tudo parecia ser normal no mundo dos jogos eletrónicos não fosse a mensagem final passada ao vencedor de cada partida: "Ganhaste o jogo! Não te esqueças de rezar o terço como Nossa Senhora pediu".
Os pastorinhos saltintam no tabuleiro e vão recebendo ajudas para avançarem no jogo, mesmo quando os dados se ficam por números baixos. Seja porque calharam na casa de uma ovelha e podem "apanhar boleia", seja porque pararam num rosário e isso quer dizer que "estiveste a rezar o terço como Nossa Senhora pediu", os jogadores podem avançar várias casas num só lance. Há ainda o sol ("que para os pastorinhos era o símbolo de Nosso Senhor"), ou a lua, as estrelas ou mesmo uma "página perdida das Memórias da Irmã Lúcia" que permitem saltar etapas até à chegada à 90ª casa. É aí, no "Coração de Jesus", que termina a partida e se recebem os parabéns."
A notícia completa aqui.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Vai já à App Store e descarrega o teu.

      Eliminar
    2. Mr Mirone já descarregou. :))))))
      É péssimo a nível de programação, diz ele. Às vezes sai 5 e o boneco só avança 4 casas, por exemplo. Além disso, tem um miúdo em voz off a fazer o relato do jogo, "boa, é a casa da ovelha!".
      Esta tarde vou jogar e depois faço a review com propriedade :))))

      Eliminar
    3. Já descarreguei e joguei. Calhei uma vez no rosários svancei10 casas, na ovelha avancei nove. Só tem casas boas, não há retrocessos. O chato (ainda mais) é que para acabares o jogo tens de acertar no número de casas que falta. Tive de jogar umas 10 vezes até conseguir.
      O jogo destina-se s criancas dos 9 aos 11 anos. Tenho dúvidas que cative miúdos daquela idade...
      Ah, está tão bem ou tão mal concebido que não cabe no ecrã do meu telefone, fica cortado. Agora vou ali rezar uma acé-maria para resumir dos meus pensamentos pecaminosos enquanto jogava. :))))))

      Eliminar
    4. Afinal há casas para recuar, a do anjo e a do pífaro.

      Eliminar
  2. Vi isso numas letras gordas de manhã e achei surreal.
    Vou só verificar se a app é paga, é que estes gajos já não se limitam a vender velas e postalitos da Nossa Senhora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sequer penso nisso. Pus-me logo a imaginar os miúdos a escolherem "eu quero ser a Lúcia, eu quero ser a Jacinta", como nós fazíamos quando jogávamos Monopoly, a escolher a cor do nosso peão. E depois a reação dos miúdos, "boa, calhou-me a página do diário de Lucia, jogo outra vez" ou "Oh não, tenho de recuar duas casas, cai em tentação".
      Acreditas que fui ver se esta notícia era verdadeira ou do inimigo público? Adorava ter assistido aos brainstormings da empresa que desenvolveu o jogo, devia ser um fartote de riso de uma ponta à outra.
      Se o reitor acha que ostenta jogo vai cativar os miúdos, força nisso. Eu prendo-me por muito menos, olha o Flappy bird, fiquei viciadona, às tantas se calha a passar-me pelas mãos também vou passar o dia a rezar o Rosário. :DDDD

      Eliminar
    2. É gratuito, já vi as imagens do jogo e digo-te que ainda bem que eles vão de olhos fechados porque a última casa (coração de Jesus) assemelha-se ao fogo dos infernos!

      Eliminar
    3. Oh pah, tu não me dês ideias! :))))))))

      Eliminar