Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Voltando à vaca fria

(Enquanto podemos comer carne de vaca)

Estive a ler uma peça sobre algumas medidas  que o PAN defende.
Estou convencida de que a eleição do seu deputado, ultrapassando projectos políticos com maior visibilidade e discursos bem mais "orelhudos" (que entram bem no ouvido, se não perdemos muito tempo a dissecá-los) foi um engano. As pessoas queriam votar PAF, viram as duas primeiras letras e nem repararam que um acabava em F e o outro acabava em N.

19 comentários:

  1. Pipocante Irrelevante Delirante14 de outubro de 2015 às 09:44

    Desde ja me voluntario para dar refúgio e asilo a sapateiras e lavagantes que queiram fugir das prisões a que estão confinadas nos vários restaurantes fascistas por esse país fora.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com tudo, mas na sua essência, sem dúvida. A arrogância do ser humano para com o planeta que habita é ultrajante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim de repente, vejamos duas medidas que me parecem pouco trabalhadas:
      A tão falada introdução do copo menstrual, para evitar a poluição gerada pelo uso de pensos higiénicos e tampões. Se calhar começava-se pelas fraldas descartáveis, que poluem muito mais do que os pensos higiénicos e tampões (basta fazer as contas a quantas fraldas usa uma criança e a quantidade de material usado).
      A reformulação da roda alimentar, de forma a excluir a carne. Suponhamos que sim, que caminhamos para a exclusaõ da carne da nossa dieta. Que solução é proposta para contornar o impacto económico (desemprego - directo e indirecto, diminuição de receita fiscal, etc) gerado.
      Evidentemente a protecção do planeta é-me muito cara, mas não mais que a protecção dos meus congéneres humanos. acredito que há formas de tratar os seres vivos e meio ambiente em geral com dignidade sem pôr em causa o bem estar dos humanos.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante14 de outubro de 2015 às 11:15

      Sim, o melhor modo de salvar o planeta é acabar com a ingestão de carne.
      Até porque a agricultura não é prejudicial ao meio ambiente, ainda mais quando tem de substituir o consumo proteico.
      A agricultura não é agressiva para o meio, não prejudica os animais (que presumo possam andar livremente pelas searas), não é contra-natura (veja-se a introdução de novas espécies).

      Claro que depois há a questão económica... pecuária, caça, aquicultura, pesca... mas pronto, é só soluções milagrosas.

      Eliminar
    3. Rações, transformação... tudo indústrias sem qualquer impacto socio-económico, pode muito bem acabar-se com elas....

      Eliminar
    4. Acrescento as linhaças, as bananas, as ,mangas e as papaias e outros 1001 produtos que vêm de zonas extremamente longínquas (ou nem tanto) mas que provocam imensa poluição no local onde são produzidos em massa, no transporte (via marítimo, áereo, etc). (Quantos dos pseudo-amantes do ambiente estão dispostos a abdicar desses alimentos de origem exótica? E já que estamos nisso, quantos estão dispostos a abdicar de portáteis, tv´s e afins porque tudo aquilo que tem que ser transportado via área, maritima ou terrestre tem imenso impacto ecológico... ora nada de iphones, ipads.. icoisas... nada de sapatilhas de marca importadas, nada de compras online vindas da china, japão, américa ou inglaterra e por aí fora)

      Regressando aos alimentos vegetais: Podemos falar nas embalagens...?

      E falamos na retirada dos alimentos de origem animal...podemos desde já falar na poluição que todos os medicamentos (ups...complementos alimentares) que basicamente toda a gente que é realmente vegan tem que tomar se não quiser parar ao hospital. Isto porque meus caros, a vossa mente pode ser muito "animal free" mas o nosso corpo evolui de forma mais lenta e ainda lhe é extremamente essencial muitos dos componentes animais que ainda nenhum alimento geneticamente modificado conseguiu substituir..
      Ou seja falamos das embalagens para esses medicamentos, dos desperdícios que ocorrem nos ensaios de laboratório...falamos do desgaste e da poluição dos materiais de laboratório, falamos de água, luz, e outras matérias-primas...

      ...e aproveitando podemos falar dos alimentos (vegetais) geneticamente modificados... que não trazem nenhum problema mundial de poluição nem nada... pois não?

      ... Vou ficar por aqui ;)

      Eliminar
    5. (desculpem os erros mas isto de estar a escrever no telefone não dá jeito nenhum)

      Eliminar
  3. Pá, lá porque há algumas pessoas que acreditam que a carne é uma coisa do Demo (vade retro), na verdade há muito mais animais carnivoros como eu a andar por aí do que herbivoros! Há coisas ali escritas que são, simplesmente, ridiculas e absurdas! Mas ele acha que não e quem sou eu para o contrariar! Felizmente ele é só um e pode dizer o que quiser...

    (alguém ainda se lembra do PRD?)

    :)

    ResponderEliminar
  4. O programa do PAN vai muito além dos copinhos menstruais (esta nem é sequer uma das medidas prioritárias mas TODA a gente foi implicar com isto). Sendo o PAN um partido de causas é perfeitamente normal que incluam no sue programa eleitoral a defesa das suas causas.
    Votei PAN, voto PAN desde que foi criado, precisamente por me identificar com as causas que defendem. Se tenho de votar em alguém porque não votar em que pode fazer a diferença em pequenas coisas que fazem sentido para mim?
    Se concordo com tudo? Claro que não, mas devemos votar no partido com o qual mais nos identificamos?
    Não temos todos de ser de direita, nem temos todos de ser esquerda. De vez em quando também é salutar aparecer um partido de causas. Dure ele o tempo que durar.
    Claro que acredito piamente que muitos dos que votaram PAN o tenham feito porque não queriam votar PS nem PáF e por isso lá deram o voto aos "animais" que são fofinhos e coiso e tal.

    Nota 1 (ia escrever PS mas não em soou bem :p ) Nunca me passou pela cabeça usar o copinho, mas acho bem que se mostre às pessoas que essa possibilidade existe. Se se dá tanta coisa neste país porque não dar também os copinhos?
    Nota 2: Apesar de nunca ter usado o copinho, a minha rica filha usou fraldinhas reutilizáveis. Sim, sim...andei a lavar cocó de fraldas durante 2 anos e não me arrependo. Infelizmente há muito pouca informação em Portugal sobre estas fraldas e, talvez por isso, sejam estupidamente mais cara que em Inglaterra e muito mais difíceis de arranjar.
    Nota 3: não sou vegetariana mas ando a reduzir a carne, Se temos todos de ser vegetarianos? Não, não temos. Mas concordo plenamente que se mostre e se ensine essa possibilidade às pessoas, sobretudo às crianças (antes dar alfaces do que gomas e refrigerantes)

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estamos de acordo, Ana. Eu acho importante que se discutam esses assuntos, mas discutir mesmo, de forma aprofundada. Aqui confesso uma limitação, fiz este post de acordo com a peça que li, não li o programa do PAN. E do que li, achei as sugestões pouco trabalhadas (mas, em abono da verdade, um programa eleitoral não tem de dissecar os assuntos, contém apenas linhas gerais).
      Por exemplo a questão dos pensos, reconheço que poluem e que de facto o copinho pode ser uma solução, mas muito mais do que os pensos, poluem as fraldas, que saõ feitas de material semelhante e cujo impacto ambiental é bem maior.
      Quando disse que acreditava que as pessoas votaram por engano/distracção acredita que é isso que penso. Não porque o projecto não tenha mérito, que terá, isso nem se questiona, mas porque durante a campanha eleitoral lhe foi dado muito pouco destaque (quando comparado com outros partidos pequenos a que foi dada mais visibilidade, por exemplo o Livre, o Agir, o PDR). Nunca pensei que houvesse tanta gente a conhecer o projecto e a votar nele (sim, se calhar oi porque a questão dos animais provoca empatia, talvez tenha sido isso. Se antes das eleições me perguntassem quem dos partidos pequenos elegeria um deputado, com os votos dos que não se identificavam nem com o PAF nem com o PS (que ainda são muitos), mais depressa estava a ver o Marinho e Pinto na Assembleia ou a Joana Amaral dias do que este deputado do PAN.

      Eliminar
    2. Eu gosto de acreditar que não foi um engano, isto porque como disse acima voto PAN desde que foi formado (ok, estou ligada à causa dos animais e por isso é que os conheço desde o início).
      Se fores a ver a evolução do PAN desde que foi criado, tem crescido de uma forma sustentável e já nas outras eleições esteve quase quase a conseguir eleger um deputado por Lisboa. Por isso é que não fiquei minimamente surpreendida com a eleição nem atribuo necessariamente à confusão PAN/PàF.
      Porque é que teve zero de atenção por parte da comunicação social? Porque o seu líder não é conhecido e porque, como não tinham dinheiro, não fizeram campanha à maluco (tipo o Livre para depois andarem a pedir 20€).
      Ana

      Eliminar
    3. Talvez seja como dizes, eu confesso que nunca lhes tinha dispensado muito tempo, muito fruto de, como dizes, não terem feito campanha à maluco.

      Eliminar
    4. Eu votei PAN, assim como a Ana tenho acompanhado a sua evolução e estou ligada à causa dos animais, mas também, (in)felizmente conheço muito bem a realidade dos resíduos. Quanto aos pensos higiénicos e tampões o problema, não é só os 10.000 a 15.000 que em média uma mulher utiliza durante a sua vida, mas também todos os resíduos gerados (plástico, cloro (serve de branqueamento ao algodão não biológico), aditivos, perfume, e recursos gastos no seu fabrico. Para não falar das embalagens... Claro que isto aos olhos de um leigo é um mal menor, com tanta coisa importante para resolver... não fiquei surpreendida com a sua eleição. Conheço muita gente que votou PAN, não só pelos animais, mas principalmente pela preocupação ambiental :) Para os mais distraídos, PAN não é o Partido dos Animais e Natureza, mas sim Pessoas, Animais e Natureza :)

      Eliminar
  5. Continuo a achar que o PAN beneficiou desta "moda" que se instalou no pais de ter animais em vez de filhos. Os afetos das pessoas (assim como tudo o resto) estão todos baralhados.
    Há dias disse isto no FB e logo me vieram dizer que não, que o PAN é muito mais do que animais, é não sei o quê da terra e da natureza.
    Sim, acredito, e respeito todos aqueles que votaram pelo lado ambiental que o partido representa (meritório, sem dúvida), mas aquele deputado ninguém me tira da cabeça que foi eleito à custa de tanto animal adotado e a viver como elementos da família, a dormir na cama dos donos, a serem chamados de "filhos" pelos donos, etc. Vejo, em conversas banais, pessoas idosas a referirem-se como "netos" aos cães e gatos dos seus filhos e pergunto-me onde estou a viver. Talvez num zoo, não sei. E não me surpreendo que mais rapidamente o PAN tenha elegido um deputado do que um Agir, um Livre, etc.

    (Digo isto com o maior respeito pelo PAN e pelo o deputado eleito, que, do que já vi, me parece uma pessoa sensata)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vi uma entrevista dele e pareceu-me muito calmo, muito "na dele", pouco vocacionado para o barulho só porque sim. Mas a sua eleição não deixa de ser uma surpresa para mim. Aliás, foi A surpresa destas eleições.

      Eliminar
    2. Seguindo a mesma linha, ah e tal isto é mais grave que isto e blá blá blá, acho que as pessoas que estão chocadas com a eleição do PAN não deviam preocupar-se com as pessoas que têm animais em vez de filhos, deviam preocupar-se com as pessoas que têm filhos e não os tratam com responsabilidade (violência física, psicológica) para não falar da quantidade de crianças que passam fome e a 1ª refeição que tomam é na escola. Ninguém tem nada a ver se eu deixo o meu cão dormir na minha cama, mas acho que devemos intervir quando uma criança é maltratada... Aí sim, já acho que o afeto das pessoas estão todos baralhados...

      Eliminar
    3. Hã? choque? Alguém falou em choque? Eu disse que foi uma surpresa (fenómeno inesperado, que tanto pode ser agradável como desagradavel), daí a falar-se em choque vai uma loooooooooonga distância. Quanto ao local onde dormem os animais, cada um sabe de si (eu nem sequer posso ter animais em casa, não vou opinar) e não queria nada despoletar guerras que não são minhas.

      Eliminar
    4. Mirone, a resposta não era para si, mas para o anónimo das 13:07. Não fique chateada, vá lá isso faz rugas e eu até gosto do que escreve, não concordo com tudoooo do programa eleitoral do PAN, assim como não concordo com tudo o que escreve! E votei PAN :) Cá abracinho :)

      Eliminar
    5. Isto sim, é surpresa. Assim de repente aparecem três pessoas que votaram PAN. Garanto-lhe que pensava que eram meia dúzia de gatos pingados, quase um mito urbano. Afinal existem e são muitos.

      Eliminar