Falam-se línguas (translate)

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

É sempre um risco

Pois, é como comprar uma cadeira na frutaria.
Por causa disto.

4 comentários:

  1. Sabes o que eu acho bom neles? É que de vez em quando lançam este tipo de coisas, avisam os clientes quando encontram situação X ou Y. Fazem-no sem serem pressionados pela comunicação social (como a VW) e outras... ainda recentemente recolheram umas grades de protecção, devolvendo o valor, eles devolvem sempre o valor... eu gosto disso.
    Acho honesto, acho bem.
    É o reconhecer de um erro. Não vejo isso em mais nenhum lado e não duvido que não exista. Acredito é que os outros prefiram abafar.

    Eu gosto da atitude.

    Ps: Quanto a comprar a cadeira na frutaria... e que tal um bolo numa padaria?
    O meu filho é alérgico à lactose. Num ano em que estava particularmente ocupada fui a umas (10?) padarias perguntar se faziam bolos sem lactose. Quase todas disseram que não.
    Duas disseram-me que o fariam sem problemas nenhuns... até ao momento em que eu disse que era para uma criança alérgica à lactose... pois que foram à cozinha para ver se era possível e "surpresa!" afinal não era.
    Ou seja, eles iriam vender-me um bolo (mais caro ao quilo) mas usando exatamente os mesmos produtos.

    Sabes quantas vezes vou a uma padaria e pergunto se algum bolo/biscoito tem leite e eles me dizem que não, e quando digo que é para uma criança alérgica é que vão perguntar?
    (não lidam eles com estas coisas dos rótulos porquê? Porque não os obrigam a eles também terem sempre os rótulos nos produtos?! É que eu acho que isto é 1000 vezes pior... porque eles mentem (ou omitem) e nós nunca poderemos provar que eles o fazem de forma propositada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a alimentação "alternativa" é caríssima e corremos o risco de comprarmos gato por lebre. Outras vezes há contaminação involuntária. Tenho um primo celíaco. Uma das coisas que chamaram à atenção dos pais era que deviam ter duas torradeiras. Fazer uma torrada na mesma torradeira onde se torrou pão com glúten contamina a segunda torrada (ou espalhar a manteiga com a mesma faca). Claro que é uma dose pequena, mas esse contágio existe.
      Quanto à retirada de produtos perigosos acho que se trata apenas de cumprir uma obrigação. O normal é não ser necessário ser-se pressionado pela comunicação social ou outras entidades para retirar do mercado um produto defeituoso. Se detectaram uma falha no produto devem recolhê-lo, ponto final. Não é comum, normalmente fazem-no porque as autoridades sanitárias o exigem, mas não têm um mérito por aí slém por o fazerem (têm outros méritos).

      Eliminar
    2. Entretanto já percebi porque retiraram o produto. Existe a possibilidade de encontrar caju, amendoim e nozes mas a embalagem apenas refere a existência de amêndoas e passas.

      Eliminar
    3. Eu por acaso tinha percebido que era por isso.
      Essas situações de contaminação podem acontecer bastante, principalmente quando as próprias fábricas usam os vários ingredientes.

      E eu concordo contigo no que diz respeito a que não deveria ser algo louvável mas expectável. Só que infelizmente não me parece que o seja.
      Raras são as empresas que alertam os seus clientes para falhas, sejam elas quais forem. Se não se aperceberem melhor.
      E sinceramente eu acho bem que o IKEA volta e meia publique no próprio site que estão a recolher produto X ou Y.

      Em relação à alimentação o que me acontece actualmente é que me custa imenso confiar em locais como padarias precisamente porque não faço ideia do que me estão a vender e do que contém os produtos feitos por eles.
      Existe todo o tipo de pessoas em todos os locais e sinceramente há coisas que para mim não vale a pena arriscar.
      Tenho a sorte de o meu filho não correr risco de vida caso exista contaminação. Tem reacções relativamente fortes (inchaço, dores de barriga muito fortes, diarreia, etc) mas nada que o leve a ficar internado num hospital ou em risco de vida... mas mesmo assim por norma sou sempre eu que lhe preparo tudo o que come precisamente porque já fui enganada por pessoas pouco honestas.

      Eliminar