Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pessoas do mundo rural e leitores informados, aproximem-se, por favor.

Quando há uma dúzia de anos nasceu a minha primeira sobrinha, o meu pai entendeu transformar a sua casa num local de onde os netos não quisessem sair. Mandou instalar escorregas e balouços no jardim, Construiu uma casa na árvore, num quarto vago fez uma casinha em minitura e um mini atelier de pintura e trabalhos manuais. As netas, e as amiguinhas, foram chegando e, efectivamente, contam os dias que faltam para as férias e fins de semana. 
Entendeu também o meu pai que as pobres netinhas, a viver em apartamentos, não haveriam de ser protagonistas de anedotas disparatadas de meninos de cidade que pensam que os frangos vêm do supermercado e os morangos das caixas. Mandou fazer uma estufa, depois um galinheiro e lá instalou meia dúzia de galinhas poedeiras. Ao fim de semana leva as netinhas pela mão, de cestinho no braço, apanham couvinhas na horta onde cada uma tem um canteirinho, levam-nas às galinhas e recolhem os ovos. 
A minha mãe suspira, desde que não tenha de andar a cavar ou a tratar das galinhas, pois que seja, que o contacto com a natureza faz muito bem às pequenas. Tudo muito bem, tudo muito bonito. De tempos a tempos comemos uma cabidela, uma canjinha substancial, as netas sabem de onde vêm os alimentos e não trocam a casa dos avós por outro lugar no mundo.
Há quatro anos, porém, decidiu o meu pai elevar o conceito de jardim pedagógico a outro patamar. 
- Ó meninas e se o avô arranjasse mais bichinhos? Vocês gostavam de ter um memézinho? 
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, avô, por favor, por favor! Vamos ter um memé!
Que estava louco, que não tinham onde a pôr, que não pensasse que ia transformar a casa numa exploração pecuária, que é pior o avô que as netas. A minha mãe tentou demovê-lo dos seus intentos, mas já só o ouvia combinar com as netas se seria uma ovelha ou uma cabrinha.
Uns meses depois a cabrinha chegou, branquinha, enérgica, amorosa que só ela. Mas a cabrinha cresceu e ao fim de um ano, surge nova ideia peregrina do avô e netas.
- E se arranjássemos um namorado para a cabrinha? Assim ela podia ter bebézinhos.
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Avó, por favor deixa, por favor, por favor.
A minha mãe levou as mãos à cabeça, que era louco, que não, era o que mais faltava agora ter um rebanho, nem pensasse comprar um bode. Não lhe chegava o trabalho fora de casa, tinha de arranjar ainda mais para o pouco tempo livre que tem, que não teve a loucura dos quarenta, seria isto a loucura dos sessenta que o atacava?
O meu pai lá lhe explicou, que descansasse, não iria comprar bode nenhum, mas já tinha falado com a empregada e esta lhe tinha dito que o sogro tinha um bode e que lho emprestava por uns dias.
No dia e hora acertado o bode chegou. Fez-se avisar da pior forma, pelo cheiro. Jesus, Maria, José, bicho fedorento. Nem o meu pai, que os tinha instalado ao fundo do terreno, um lote com cinco mil metros, queria acreditar. Com o vento de feição o fedor chegava a casa. Que veneno! Se foi por causa do fedor ou não, a verdade é que ao fim de uma semana o bode regressou ao dono sem deixar descendência. Assunto encerrado. A cabrinha continuou connosco e no Verão passado deu uma chanfana que, diz quem a comeu, estava uma delícia.
Aos fins de semana as netinhas mais novas continuam a ir com o avô buscar os ovos ao galinheiro e dar couvinhas e milho às galinhas. Avô e netas não podiam ser mais felizes.
Até que ontem à tarde...
- Ó meninas, agora que o mano nasceu, no próximo Verão já vai estar crescidinho, já pode ir ao colo buscar ovos e dar milho às galinhas. Temos de arranjar uma novidade. E se na próxima Primavera arranjássemos um porquinho? 

A minha mãe continua incrédula, as netas estão numa excitação que só visto.
Digam-me, pessoas do mundo rural. É pacífico ter um porco ou é bicho para cheirar pior do que um bode de cobrição?

59 comentários:

  1. Não me importava nada de ser neta desse avô!
    E o burrinho, não é um animal tão giro? E uns coelhinhos...?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um burro?! A minha mãe que não te ouça.
      É que as galinhas ainda dão ovos. Os coelhos reproduzem-se muito depressa e têm filhos às dúzias, não davamos vazão a tanto bicho. As mais velhas já têm um coelho anão em casa, numa gaiola.

      Eliminar
    2. E uns patos? São tão engraçados !

      Eliminar
    3. Por mim seria perfeito, uma vez que cabem no galinheiro. Mas as miúdas estão loucas com a ideia do porquinho.

      Eliminar
    4. Patos não que são mais porcos que os que usam o nome :)

      Eliminar
    5. Já ouvi dizer é que os gansos são violentos, dão bicadas que magoam muito. Mas fazem assim tanta porcaria? As galinhas fazem cocó em todo o lado e a toda a hora, mas como estão no galinheiro é lá com elas...

      Eliminar
    6. Os gansos são autênticos "cães" de guarda.

      Eliminar
  2. Os meus sogros têm sempre um porco, está no curral ainda a uns metros da casa. Junto à casa não cheira a nada, agora lá à beira do curral deusmalibre coisa mal cheirenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que está fora de questão construir um curral, a minha mãe não vai autorizar.
      Era suposto o bicho dormir debaixo do telheiro que se construiu para a cabrinha e, durante o dia, andar a pastar debaixo das oliveiras do tereno do meu pai, como fazem os porcos no Alentejo.

      Eliminar
    2. Sem uma pocilga/curral, vai ser bem pior, o cheiro, (como outras coisas) vai ficar mais espalhado..........

      Eliminar
    3. Vamor ter de falar com elses, avõ e netas.

      Eliminar
    4. Mirone, só para ver se eu percebi: depois de mimarem a bicha, comeram-na?!!

      Eliminar
    5. Eu não. Mas como as galinhas e os ovinhos que põem.

      Eliminar
  3. ;) Fantástico avô! Os meus filhos também adoram ir para a casa que temos na aldeia. Agora só com coelhinhos e galinhas, já houve porco mas na realidade é um cheiro um "cadito" mau.

    ResponderEliminar
  4. Ahahahahahahahahah! Ri do princípio ao fim, vê lá que me pus a imaginar (outras) coisas.

    ResponderEliminar
  5. Ovelha, não cheiram tão mal como as cabras e menos esquisitas.
    Eu tenho sempre entre 4/8 no meu jardim, mães mais filhotes, claro que são os pais que tratam e comem nós não gostamos, mas nunca mais tive que pagar ao tractor no verão para cortar a erva.
    Porco, tudo depende dlimpeza da porcaria, mas cheira sempre mal a sua me***.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto o meu pai teve a cabra era assim, o terreno estava sempre limpo de ervas, ela comia tudo. O meu pai todos os dias a punha num local diferente e ela tratava do assunto.

      Eliminar
    2. Mas e depois quem é que tosquia a ovelha? Na altura optou-se pela cabra porque tinha menos manutenção que a ovelha.

      Eliminar
    3. Se houver rebanhos na terra perguntar se tosquiam, se disserem que não, peçam para quando lá for alguém tosquiar para baterem também à porta do seu pai. À minha agora vão sempre os mesmos, são os que levam mais barato 3,5 e a lã. E pode sempre ir cobrindo, comer a mãe e deixar a filha.

      Eliminar
    4. Mas isto é um complot? Deixem-se de ideias!

      Eliminar
    5. Atenção, a tosquia é 1x ano. Se tiver uma ovelha há sempre quem empreste o carneiro. Só servem para cobrir e comer (quando guardado para fazer criação), aqui um vizinho quando já tem as ovelhas dele cobertas fica todo contente do emprestar. Da última vez, como o comer escasseia, esqueceu-se dele durante 2 meses lá em casa. Depois se nascer macho, come-se cordeiro, se nascer fêmea come-se ovelha. E aquele tempo do desma-me aguenta-se bem um adulto e uma bebé.

      Não tendo nada a ver: lindo de se ver, de manhã a minha mãe levar o balde com restos do dia antes e chamar "meninas, crrrre", vir tudo a correr feito doido. Acompanharem a vizinha da esquerda quando esta sai para o café de manhã e lhes manda o pão duro sempre no mesmo sítio. Sempre que a vizinha da frente sai com um pano na mão ir tudo a correr, cascas e pão duro várias vezes ao dia. Quase são umas ovelhas comunitárias.

      Eliminar
    6. :)
      Se houver um bichinho novo lá por casa será "solteiro", não me parece que seja para reproduzir. Com a cabrinha acabou por ser pacífico, não dava trabalho nenhum.
      Vamos ver se os convencemos a trocar a ideia do porco por uma ovelha.

      Eliminar
  6. Se bem cuidado (tirar esterco e demais cenas), cheira bem melhor que o bode... e tem vida curta! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirar esterco... Mas um só porco faz assim tanto esterco? Não é a Cinha Jardim que tem uma poca dentro de casa?

      Eliminar
  7. Um porco?
    ahahahahahahahahahaah
    ahahahahahahahahahahah

    E porque não uma vaquinha? Sempre dava leite a sério, até podiam fazer manteiga e tudo...

    (Mirone da minha vida, aquilo cheira que não se aguenta)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Picante, vou dizer à minha mãe. Ela vai ficar encantada com a ideia.

      (mas ninguém tem juízo?!)

      Eliminar
    2. Picante, não complique a vida à Mirone. Vaquinha dá leitinho sim sra, mas só se tiver crias, e para haver crias tem de haver macho... Perceberam a ideia não perceberam?

      Em relação ao porco, diga ao seu pai que existem os "tea cup piglet" de tea cup não têm nada quando crescem, mas mesmo assim são bem mais pequenos que os outros. Em relação ao cheiro... Pois... A minha tia teve um porco quando era criança, dava-lhe banho e o porco gostava. Era uma porca e chamava-se Chica, tb utilizava a porca para andar a "cavalo"...

      Eliminar
    3. O meu pai estava a pensar num porco anão, do género dos porcos vietnamitas, mas não sabe ainda muito bem se esses se podem comer (porque estava a pensar fazer um churrasco no Verão, quem sabe nos anos das netas mais velhas).

      Eliminar
    4. O seu post foi tema de conversa ao jantar, afinal não era só a minha tia que cavalgava na Porca, eram os 3 irmãos... Tb quiseram matar a porca para comer mas ela não deixou que a Chiquinha fosse o refasto dos comensais...

      Não tenho nada de interessante a acrescentar mas achei imensamente pertinente partilhar isto consigo!!

      Eliminar
    5. Obrigada (Muito interessante. E se eu posso partilhar, porque raio não poderias tu?)

      Eliminar
    6. A Vaquinha é muito melhor. Come-se por dentro e bebe-se por fora.

      Eliminar
  8. Quanto à pergunta não te sei responder...Só mesmo para te dizer que fiquei maravilhada com o teu papá! Um Senhor Avô! e os netos uns grandes sortudos. Isso é que é!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas um porco?! Não dá para se ficar pelas galinhas e pela hortinha com morangos, tomates, alfaces?

      Eliminar
  9. Mirone, A tua mãe que não vá nisso. O fedor é horrível. O bode até cheira bem em comparação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não estás a ver bem o cheiro daquele bode. O terreno tem cerca de 5000 m2, 100x50. e cheirava-se a "léguas".
      A minha mãe não vai nessa, nunca foi. Mas o meu pai é teimoso.

      Eliminar
  10. Pode ser, por exemplo um porco vietnamita, que são pequenos e não crescem.
    Não cheiram mal e até podem ser domesticados. Conheço o Horácio, um porquinho anão que está completamente domesticado. Executa todas as ordens dadas pelo dono. É fantástico.
    Eu também vivo no campo porque adoro, apesar de ir todos os dias para Lisboa.
    Também tenho galinhas (que me dão 6 ovos por dia) e tenho uma cabrinha anã, a minha Guidinha, que me chama para os miminhos e para comer pão e couves da minha mão.
    Como eu compreendo o seu pai.

    Abraços e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois de bem domesticado e servir de brinquedo às netas e de confiar nas pessoas todas lá de casa, o avô faz a matança e transforma-o em presunto e enchidos para todos.
      Ainda bem que isto não e a China que calha ainda viamos a Fi a fazer o Guedes de churrasco, a Pal a fritar a Cutxi de cebolada e a Sar a comer o Tim de ensopado.

      Eliminar
    2. E chama as netinhas para assistirem, o avô sanguinário.

      Eliminar
  11. Mirone, desde que lavem o curral todos os dias com criolina não tem problema, mas os porcos crescem imensoooooo. Porque não uma ovelhita? Não cheira mal, não é endiabrada como as cabras...A R tem razão...ovelhas é do melhor... Já tive 10 e cheiro zerinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lavar o Curral todos os dias com criolina?!
      Acho que vou mandar um mail ao meu pai com o link deste post. Se não for o suficiente para a desmotivar não sei o que será.

      Eliminar
    2. Para combater o mau cheiro tem de ser... E mil vezes ovelhas aos porcos...
      O porco precisa:
      - De um curral;
      - Come mais;
      - Cheira muito pior;
      - Para matar é o cabo dos tormentos.

      Uma ovelhinha (fêmea de preferência para não marrar).

      Beijinho.

      Eliminar
  12. O teu pai não vai querer um curral no terreno.
    Aquilo é uma nojeira. A menos que tenhas um porco vietnamita, não vale a pena.
    Comem imenso, e c*** imenso... e fazem barulho.
    O teu pai com certeza não vai para novo e as netinhas não vão encontrar nenhuma graça a um curral a cheirar mal. Os porcos crescem horrores e metem medo (a mim metem).
    Uma ovelha sempre é melhor, ou um burro, mas um burro, enfim, não sei.
    Coelhos também é giro.
    Porcos nem pensar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o avô e netas é que estão entusiasmados com a ideia do porco (mas construir um curral não está sequer em cioma da mesa).
      É esperar que lhe passe "a louca" e, do mal o menos, vou falar-lhe na ovelha. O pai da empregada, o senhor que cedeu o bode, também tem ovelhas e é capaz de o auxiliar na questão da tosquia.

      Eliminar
    2. Só crescem se quiseres.
      O churrasco pode ser antes de ele ficar enorme.

      Eliminar
  13. Olha fiz um comentário enormeeeee e não aparece. Deixa lá ver se este aparece.

    ResponderEliminar
  14. Lá se foi o meu comentário :(
    Vou fazer só um resumé.
    Acho que os porcos vietmanitas não se comem.
    Acho que os porcos não cheiram assim tão mal.
    Mas, acho que porco sem curral não. A menos que queiras o terreno lavrado (horta incluida).
    As ovelhas são mais dócies que as cabras. Não saltam.
    (não me apeteceu escrever tudo outra vez, sorry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A hortinha está dentro da estufa :D.
      A cabra pastava amarrada a uma estaca, com uma corda comprida, e todos os dias o meu pai punha a estaca mu, local diferente do dia anterior.
      Definitivamente, vou mandar o link deste post ao meu pai.

      Eliminar
    2. A minha Guidinha anda solta, não cheira mal, não cresce e ainda tenho dois cães.
      Em breve irei buscar outra. São uma verdadeira doçura.
      Os saltos, enfim, são cabras, certo??
      Mas também salta de alegria quando me vê.
      Animais para mim não são para estar presos (tenho uma vedação e eles têm cerca de 2000m2 para fazerem o que entenderem). Ah, é verdade Mirone, também tenho um gaaallllllooooooooooooo.

      Eliminar
    3. Fernanda, os meus pais também têm/tinham (às tantas já o comemos) um galo no galinheiro. Um excelente cantor.
      A cabra pastava amarrada para não ir para o jardim comer as plantas da minha mãe...

      Eliminar
    4. Bem me pareceu. Eu consigo ter tudo dividido, a Guidinha, lá no sítio dela, tenho um loureiro e alecrim. Ela adora, só falta o vinho para ficar bem temperadinha. Estou a brincar, não consigo comer nada do que cresce comigo mas os ovinhos, esses marcham... Alimente essa ideia do seu pai. É absolutamente divinal. É a minha opinião...

      Eliminar
    5. E já agora, Mirone, não tem cheiro absolutamente nenhum.

      Eliminar
  15. Diz-me só uma coisinha, tu achas que eu já sou muito grande para o teu avô me adoptar?
    ´Tava capaz de ser muito feliz aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o meu avô, é o meu pai que faz isto tudo às netas (Mironinho, primas e agora tb primo),

      Eliminar
    2. Desculpa, enganei-me mas mantenho a pergunta, tu achas que eu já sou muito grande para o teu pai me adoptar?

      Eliminar
    3. 1,75m? Acho que ainda escapa.
      :DDD

      Eliminar
  16. Não se metam nisso! A sério! É um cheiro de morte.

    ResponderEliminar
  17. Nós temos 3 porcos vietnamitas e são um mimo! Andam mais ou menos à sota no terreno, não crescem e não cheiram mal. Para o efeito de contacto com a bicharada cumprem muitissimo bem a função :)

    ResponderEliminar
  18. O avô e as netas que nunca vejam isto: https://www.facebook.com/estherthewonderpig (o que eu gostava de ter um porquinho assim ♥)

    ResponderEliminar