Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mas eles até avisaram, porquê tantas críticas?

A RTP1 está a repetir a série "Liberdade 21". Na altura em que estreou terei visto excertos de um ou dois episódios, a série não me prendeu. Lembro-me, contudo, das vozes críticas que se levantaram, ai que há erros de terminologia graves, ai falta de rigor, ai que disposição é aquela de uma sala de audiências, ai que está uma beca no gabinete do advogado... Parecia-me que se estava a dar uma importância exagerada às falhas de guião e produção.
Ontem, mais uma vez, não consegui ver um episódio inteiro. A série continua a não me prender e eu continuo a não perceber as críticas.
Pois se os senhores avisaram que aquilo é ficção, que qualquer semelhança com acontecimentos reais será mera coincidência, de que é que estavam à espera? Que a cada erro técnico se acendesse uma luz encarnada no canto do ecrã, que soasse uma buzina irritante?
Picuinhas, senhores!


5 comentários:

  1. Eu lembro-me que desisti de ver a série quando vi uma cena em que um dos advogados inquiria uma testemunha meio surda e, em tom de crítica, dava pequenas pancadas no microfone que tinha em cima da bancada, ao mesmo tempo que dizia qualquer coisa do género: enfim, é mais uma das falhas dos nossos tribunais!
    Então não se está mesmo a ver que os microfones estão ali para os senhores advogados cantarem o fado?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais dizer-me que é para gravar a prova, querem lá ver?
      Ontem, numa audiência de julgamento do que me pareceu um processo cível (pelo menos não me lembro de ver um representante do MP) o juiz dava a palavra para alegações à acusação e ao réu.
      Sobre o estado da justiça, ali os advogados só tinham a louvar a rapidez da justiça. Era um processo onde uma acompanhante/prostituta pedia uma indemnização de 100.000 euros à seguradora de um futebolista em função dos danos materiais e não materiais sofridos. Vê lá tu que a senhora ainda estava cheia de hematomas e arranhões e já o processo estava em fase de alegações finais.

      Eliminar
    2. Deviam ser arranhões muito, muito, profundos!

      Eliminar
  2. Vi a série com grande interesse. É sempre bom ver a prespectiva dos outros sobre o nosso local de trabalho! E gostava muito da malta, e aquilo era ali mesmo no meu prédio!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uva, queres dizer-nos alguma coisa? No episódio de ontem a coisa não correu muito bem para a secretária, envolvia um valente chuto no traseiro por parte de um advogado lá do office, casado, com quem a pequena se tinha envolvido na noite anterior... :DDDD

      Eliminar