Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

São bananas, minha Senhora, são bananas.

Ou eu tenho dois amores que em tudo são iguais, e não tenho a certeza de qual eu gosto mais. A saber, as pessoas que guardam mesa nas praças de restauração dos centros comerciais enquanto o companheiro vai para a fila dos pedidos (obrigando quem já tem a sua refeição a andar ali às voltas com a comia a arrefecer no tabuleiro), e as pessoas que pousam um pacote de arroz na passadeira da caixa de supermercado para depois irem buscar as restantes compras, com a desculpa que vão só buscar um pacote de leite, quando na verdade trazem uma lista de ingredientes para um banquete de cinco pratos quentes e sobremesas várias, bloqueando o andamento da caixa.

Hoje aproveitei a hora de almoço para fazer umas compras no supermercado e presenciei uma variação desta última atitude. Ao aproximar-me da zona das caixas vejo uma senhora de meia idade furar a fila e pousar um saco com bananas na passadeira, que entretanto estava cheia com as compras de um cliente, para grande estupefacção dos restantes. Diz que vai só ali buscar uns lenços de papel, que não se demora e afasta-se com a mesma pressa com que chegou.
Entretanto a minha fila avançava a bom ritmo, e as minhas compras, entre outras um saco com bananas, já estavam na passadeira. Eis senão quando sinto alguém a apoiar-se nas minhas costas. Acto contínuo, vejo um braço que se estica, afasta os meus guardanapos de papel, arreda as garrafas de água, empurra o esparguete e alcança finalmente os sacos da fruta. Eu assistia como quem acorda de uma anestesia geral e ouve as enfermeiras chamar o seu nome, mas é incapaz de qualquer reacção. A menina da caixa, idem. Indiferente, a madame continua, puxa um saco, vê que são tangerinas e larga-o. Puxa outro, confirma ser de bananas e recolhe-o. Desperto.
-Desculpe! O que é que está a fazer com as minhas bananas?
- Olhe, vinha buscar as bananas que a caixa três está a andar mais depressa, enganei-me. Credo, são só bananas, está ali um expositor cheio delas, não é o fim o mundo!




Nota mental: Da próxima vez que não me apetecer ir até ao fundo do supermercado buscar água, agarro no primeiro garrafão que encontrar numa passadeira, assim como assim, está lá ao fundo uma carrada de palettes carregadinhas deles.


15 comentários:

  1. Pipocante Irrelevante Delirante30 de novembro de 2016 às 16:05

    Há realmente situações em que não há resposta possível. Quer dizer, há uma, isto se acreditarmos no poder curativo de uma boa chapada no focinho. Mas a sociedade evoluiu para patamares em que a violência nada resolve, por isso...

    Lembro-me de uma (também com uma senhora... coincidências?), estava parado para meter gasolina, o carro que abastecera sai, ligo o meu, e antes que pudesse ocupar a bomba, entra uma senhora disparada. Referi educadamente (nem lhe chamei de p..a ou vaca) que já lá estava, ao que ela responde com sinceridade "que estava com pressa".

    (ainda fui falar com o tipo dos pagamentos para não lhe receber o dinheiro enquanto eu não abastecesse, mas ele encolheu os ombros)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só gasolina, PID, há uma bomba cheio dela, caramba, não é o fim do mundo!

      Sõ faltou dizer que em boa verdade, as bananas ainda não tinham sido pagas, eram tão minhas como dela.
      Admiro imenso essa gente, arcanas das capacidades adivinhatórias. Conhecem a nossa agenda e sabem sempre que não temos pressa, ou não tanta como elas.

      (pelo menos deixou-me as bananas, acabou por ir buscar as suas à passadeira onde as tinha deixado, mas garanto-lhe que estava preparada para ter de ir buscar outras)

      Eliminar
  2. Ai as senhoras de meia idade e as filas de supermercado...tanto haveria a dizer, mas é melhor deixar-me ficar no meu canto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até desconfio que ela até já tinha idade para ir para as caixas prioritárias (a limitação era evidente), não precisava de andar naquela azáfama...

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante30 de novembro de 2016 às 18:37

      Limitação mental ou de carácter?

      Eliminar
    3. Ora, se é evidente, é fácil de ver.... :))))

      Eliminar
  3. Que situação, espero que as bananas estejam maduras, já agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso estão um pouco verdes, gosto mais delas assim do que quando estão muito maduras.

      Eliminar
  4. Eu juro que li duas vezes!!! What???? Eu nem sei como reagiria a uma situação dessas!

    ResponderEliminar
  5. Eu ficaria como tu, incapaz de falar mas a ver as enfermeiras...um dia eu grávida, de termo, abriram uma caixa para mim no lidl, uma dessas senhoras de meia idade passou me à frente dizendo : tem mais tempo que eu, não é menina? Gente perigosa que apanha bananas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um casal de meia-idade fez-me algo do género. Quando eu cheguei à caixa disse-lhes (calma e educamente) que eu estava à frente (perante o olhar indignado da mulher e corado do senhor) e que se ela não tivesse corrido para me passar à frente eu seria atendida primeiro (ela passou-se).
      Ora, o senhor basicamente deixou-me passar enquanto ela barafustava. Notava-se que ele estava claramente envergonhado. Não creio que estivessem à espera que eu dissesse algo (e para ser sincera, eu costumo ser tão tímida nestas situações que até eu fiquei espantada por ter dito algo). Mas cheguei a uma fase na vida em que simplesmente não levo comigo este tipo de situações. Eu poderia não passar à frente mas chama-los-ia à atenção.

      Igualmente num elevador mas antes de ter começado a falar, com carrinho de bebé (e tendo sido a primeira a chegar ao dito sitio) vejo uma horda de mulheres de meia idade, as típicas "tias" com ar de quem não faz nada na vida, metem-se no elevador deixando-o completamente cheio (aquilo era grande).
      Ficaram dois miúdos, com os seus 18/20 anos a olhar estupefactos para a situação (os únicos que esperaram que eu entrasse). Só me perguntaram "isto é assim?!" ... Pois, parece que é.

      Entretanto, também com um casal com idade para serem meus pais (eu devo ter uma pontaria desgraçada mas eu acho mesmo a gerações dos meus pais muito mais mal-educada que a nova geração que aí vem): então eu estava na fila e eles começam a meter-se entre mim e a caixa registradora. E eu a ver... no momento de pedir lá ia a senhora fazer o pedido e eu digo-lhe: "sabe que eu estou aqui há mais tempo e os senhores têm procurado colocar-se aqui à minha frente já há muito tempo e isso é uma enorme falta de educação?" Mais uma vez...senhora indignada, senhor envergonhado. Meteram o rabinho entre as pernas e foram para o final da fila...

      Eliminar
  6. Vais me desculpar mas eu preciso de mais informação.
    1. O que aconteceu ao saco que a senhora deixou na passadeira?
    2. Ela levou as tuas bananas ou resististe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela percebeu que se tinha enganado, deixou as minhas bananas na passadeira e foi buscar as que deixou na outra.

      Eliminar