Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Suspeito que numa outra outra encarnação fui figurante numa plateia e um qualquer programa da manhã

'Por coisas cá da minha vida' precisei de ir a uma conservatória do registo civil pedir uma certidão de nascimento. 
Entre tempo de espera e de atendimento terei estado lá dentro pouco mais que vinte minutos, os suficientes para presenciar a alegria e entusiasmo com que um casal de emigrantes ucranianos dava entrada ao processo de aquisição de nacionalidade portuguesa e as lágrimas de alegria  que um um rapaz órfão criado numa instituição e que ali se tinha dirigido na esperança de saber um pouco mais sobre as suas origens verteu quando soube quem algures em Fânzeres, Gondomar, poderão viver três tios paternos e dois irmãos mais velhos.
Sabe Deus o que me custou mais conter, se uma lagrimita marota de emoção, se a vontade súbita de bater palmas.

10 comentários:

  1. Há dias bons e esse para eles foi bom!
    Merecia uma bela salva de palmas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O rapazinho (na casa dos 20 e poucos) ficou não contente quando soube que tinha mais irmãos, não imaginas. Fiquei mesmo feliz por ele.

      Eliminar
  2. Estava capaz de fazer um "dois em um"... só a ler-te.
    Não sei se me aguentava.

    ResponderEliminar
  3. Eu só de ler fiquei com vontade de chorar.Palmas, não é comigo, não dava para esses programas da manhã, agora chorar.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou um torneira. Só não choro a ver novelas porque não as vejo, senão era certo despachar uma caixa de kleenex por episódio.
      Ainda este fim de semana fui com a minha filha ver uma peça de teatro infantil, não era dramalhão nenhum (a audição de final de ano do grupo de teatro de uma amiguinha dela) e chorei baba e ranho. Sou uma sentimentalona, é o que é.

      Eliminar
    2. Sinto-me acompanhada. Quando a minha filha era pequenina e ia com ela ver os espectáculos do Noddy , Ruca e afins, tinha sempre vontade de chorar.E choro a ouvir o hino e a ver uma procissão, e é melhor para por aqui.....

      Eliminar
  4. Também moras na bela terriola de Gondomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, nem sei se alguma vez lá (Fânzeres) terei passado, mas pelo nome do pai e depois dos avós conseguiu chegar aos tios e irmãos, e soube que era lá que estavam registados.

      Eliminar
    2. E eu a pensar que éramos compatriotas. ;)

      Eliminar