Falam-se línguas (translate)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Yes I can!

Não, este post não tem nada a ver  com o Presidente Obama e com a suspensão dos serviços públicos não essenciais que a reforma do sistema de saúde e controlo de gastos do governo está a causar nos Estados Unidos. Mas podia ter. De qualquer forma, revelou-se uma decisão muito a jeito do meu orçamento e finanças pessoais.
Pois que depois de um Verão pleno de praia e piscina, o meu cabelo se mostrava especialmente castigado e que as outrora lindas madeixas douradas se assemelhavam em tudo a um piaçaba albino cruzado com esfregão de arame. Acho que é a primeira vez, agora segunda, que escrevo piaçaba. Obrigada querido blog por me proporcionares estes momentos descoberta e qualidade literária única (boa ou má qualidade, isso é outra conversa)! 
Impunha-se, portanto, cumprir o mandamento de S. Restaurador Olex e voltar à cor com que nasci.
Escusam de rir e antecipar a minha desgraça. Tenho umas mãos habilidosas, algum jeito para as artes, é verdade, mas jamais me passou pela cabeça a pintar o cabelo sozinha, ainda que, depois de tantos anos a observar a minha cabeleireira, ache que aquilo não tem ciência nenhuma. E pronto, aproveitei a hora de almoço, entreguei-me às mãos de uma profissional e o meu cabelo voltou a ter a sua cor natural.
- Tem andado a abusar da chapa... 
- Um bocadinho. (Todos os dias)
- Mas faz a máscara pelo menos uma vez por semana.
- Sim (sempre que me lembro)
- Havíamos de cortar estas pontas, estão tão estragadas...
- Mas eu queria deixar crescer mais um bocadinho (deve pensar que eu não sei que está desejosa de me tirar um palmo de cabelo).
- Só aqui à frente, a franja está sem corte.
- Fica para a próxima, hoje não. Seque como de costume, pode ser?
Saí de lá com uma cor natural, mas a ideia de cortar ficou ali a moer-me. Realmente estas pontas estão um bocado  estragadas, parecem palha. Devias ter cortado, Mirone. Que estupidez, podias ter aproveitado. Agora tens de lá voltar e levas um corte que te deixa careca. De qualquer maneira era mais a franja. Qualquer um corta a franja, não há-de ser muito complicado, eu vejo bem como é que elas fazem, torcem o cabelo e cortam pela ponta do nariz para ficar escadeado. De certeza que se eu quisesse conseguia. Eu é que não quero. Ou quero? Claro que não! Vou só ver um tutorial na net para confirmar que é só torcer e cortar. Mas não vou cortar, é só ver. E logo a franja. Ainda ficava como a da Beatriz Costa. Nem pensar, cortar o meu próprio cabelo. Era preciso estar maluca. How to cut your own bangs. Xii, tanto tutorial. Pfff, só se eu fosse doidinha de todo é que me punha a ver os vídeos das teens americanas. Seis minutos, já agora deixa lá ver. Separar um triângulo sensivelmente três ou quatro dedos acima do meio da testa até à direcção da ponta das sobrancelhas. Por acaso tenho aqui a escova à mão. Só para ver, por acaso não tem ciência nenhuma. De qualquer maneira não vou cortar. Torcer o cabelo. Olha, parece uma tesoura de escritório. Realmente, estas miúdas nem as pensam. Já agora deixa lá ver como é que fica. Mas não vou cortar. É só por curiosidade. Segurar o cabelo mais ou menos na altura entre a ponta do nariz e o lábio. Por acaso se eu quisesse também conseguia. Mas não quero. Caramba, ainda posso pagar um corte de cabelo. Cortar, deixando o cabelo desenrolar-se. Por acaso não ficou mal. Se eu quisesse conseguia. Mas não quero. Por acaso a tesoura dela até parece esta. Vá, só simular. Deus me livre! Cortar o meu próprio cabelo. Só se estivesse tolinha de todo!
 ...
Um minuto depois: Yes, I can!
Uma tesoura de escritório é bem boa, se não tiverem aquelas todas mariquinhas e profissionais.



6 comentários:

  1. Oh ca porra! Há uns meses tentei o mesmo em casa e...No, I can't!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulp "yes I can" para mim. Afinal aquilo é difícil e eu é que sou para lá de espoectacular, Mirone Mãos de Tesoura, e fiz uma franja toda jolie logo à primeira.
      Oh yeah! Oh yeah!
      Ou então não andas a ver os tutoriais certos! São todo um maravilhoso mundo novo!

      Eliminar
    2. Se fosse eu já estava a comprar uma cabeleira...

      Eliminar
  2. Comigo passa-se que o meu cabelo é uma desgraça a crescer, corto hoje e amanhã já está comprido, e como é que eu faço? Como tenho um cabelo muito abundante, vou a sair e vejo-me ao espelho e se vejo comprido, pego na tesoura e zás tráz, toca a cortar e vou à minha vida nos trinques. E toda a gente me gaba o cabelo. Ahahahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já me parece muito ousado para os meus pobres conhecimentos de "coiffeurismo". Ainda agora me iniciei no corte da franja, não me parece que tão cedo arrisque outra gracinha semelhante.

      Eliminar
    2. Confesso que não sei o que me passou pela cabeça. Além das bonecas que deixei careca na infância, apenas me lembro de ter cortado o meu cabelo uma vez. Teria uns 3 anos e dei-lhe uma tesourada bem rente, na testa. A minha mãe não teve outro remédio que cortar-me o cabelo à joãozinho (ainda assim, nas fotos da altura pareço maluquinha tinhosa, tal foi a razia).

      Eliminar