Falam-se línguas (translate)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Amanhã

Ainda vejo a desigualdade de géneros, a exploração sob todas as formas, vejo violência, mutilação genital feminina, ausência de todas as liberdades, de expressão, de disposição sobre a sua pessoa e estado, acesso nulo ou condicionado à educação, limites à propriedade e iniciativa.
Eu que estou integrada numa sociedade que proíbe a discriminação em função do género, eu que tenho liberdade, que posso decidir se quero casar e com quem, se quero ter filhos, quantos e quando, que pude estudar, que posso viajar, administrar bens e exercer uma profissão, vejo tudo isso e muito mais onde outras que, como eu, vivem numa sociedade que proíbe a discriminação em função do género, que têm liberdade, que podem decidir se querem casar e com quem, se querem ter filhos, quantos e quando, que puderam estudar e exercer  uma profissão, administrar bens e viajar, apenas vêem   jantaradas, bebidas e strip-tease e amuam se o marido ou namorado não lhes levar o pequeno-almoço à cama ou não lhes oferecer um presente.
Amanhã assinalar-se-á o Dia Internacional da Mulher.

3 comentários:

  1. O facto de se assinalar esse dia já mostra tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que faz sentido assinalar o dia, sobretudo se servir para promover a reflexão sobre as desigualdades que ainda afectam as mulheres em todo o mundo. Reduzir este dia a uma oportunidade para receber presentes e mimos, para sair com as amigas e acabar a noite a vomitar porque se bebeu mais que a conta ou a apalpar o rabo a um stripper (sei que este é o programa de muitas mulheres nete dia) é um insulto às gerações que antes de nós lutaram para que tivessemos os direitos que hoje damos por adquiridos e aos milhões de mulheres que em todo o mundo ainda estão privadas deles.

      Eliminar