Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Produtividade

Desenvolvi ao longo dos anos uma capacidade ímpar de procrastinar. É uma coisa profundamente egoísta, bem sei, mas neste momento qualquer idiotice parece ser mais interessante e importante do que o que verdadeiramente preciso de fazer. Tenho uma série de coisas para organizar durante esta semana, de maneira que a primeira coisa que decidi fazer foi mergulhar na internet. Minto-me e digo que se trata de uma pesquisa, que será muito útil, quando na verdade sei que é distracção pura e dura. É uma espécie de recreio que me concedo, mesmo antes de começar as aulas. Na escola havia uma campainha que nos dizia que o recreio tinha acabado, agora a campainha toca apenas na minha cabeça, mas como não sou dessas pessoas que ouvem coisas e sobretudo porque posso, estou a ignorá-la e continuo no recreio. O meu corpo pagará a falta de juízo da minha cabeça.
Entretanto passei pelo facebook. Assim de repente hoje já vi 3 fotografias de perfil que devem ter, no mínimo, 30 anos. Não estou a falar de fotografias de infância, estou a falar de pessoas com perto de 60 anos que usam como fotografia de perfil a fotografia da primeira carta de condução, ou tirada na festa de fim de ano do liceu. Não sei porque o fazem. Será para que os antigos colegas os reconheçam. Com mais 20 kg, outras tantas rugas e cabelos brancos - quando ainda existem - e uma farta bigodaça ninguém saberia que aquele Mário Antunes é o "Marinho Crazy" que organizava as excursões à Serra da Estrela, que a Lurdes Ferreira era a Milu Lopes). Será que não se sentem confortáveis com os tais 20 kg a mais e as rugas que entretanto se instalaram e querem lembrar-se e ser lembrados tal como eram  nos anos em que estiveram no seu melhor? Mas será que o seu melhor aspecto foi com aquele penteado, naquela pose de torcicolo, pois que pelo menos uma das orelhas deveria ficar visível, com os óculos tortos para que não fizessem reflexo (truques de fotógrafo quando os programas de tratamento de imagem eram uma miragem). 
Submersa nestes pensamentos lembrei-me que há uns meses "descobri" a ultimate procrastination app, que é como quem diz, uma aplicação idiota cujas horas roubadas à produtividade é proporcional aos momentos de diversão proporcionados. Chama-se Yearbook Yourself e, como o nome indica, permite fazer montagens de fotografias ao melhor estilo dos antigos anuários dos liceus americanos.
Não preciso de vos dizer o que estou a fazer há mais de meia hora...


9 comentários:

  1. Hahahaha... conheço bem essa procrastinação de que falas...
    Também não percebo que leva as pessoas a colocarem no fb fotos de quando eram novos. Talvez seja porque não aceitam a idade que têm.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será? A minha teoria de que é para que os colegas os possam reconhecer não me parece nada descabida. Tenho colegas de escola que já não reconheceria se os visse na rua, e vice-versa. Por outro lado, se já não vejo essas pessoas há mais de 20 anos também não tenho grande interesse em ser sua amiga no FB...

      Eliminar
  2. Ah! A arte da procrastinação!
    Sou eximia nessa arte (e estou a aperfeiçoá-la neste preciso momento; nunca perco uma oportunidade de afinar ainda mais os meus skills).
    Pois, isso das fotos antigas é que também não percebo...e concordo 450% contigo " se já não vejo essas pessoas há mais de 20 anos também não tenho grande interesse em ser sua amiga no FB"

    ResponderEliminar
  3. Se tivesse por aqui algumas das minhas donas Joaquinas, agora diziam-lhe que é por sua culpa que o país está como está. ahahahahah
    (eu também gosto disso, só trabalho sob pressão, de tanto adiar ando sempre em pressão)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei nesse tipo de comentários quando fiz o post, mas as donas joaquinas não querem nada comigo.

      Eliminar
    2. Não é que não queiram nada consigo, mas a menina não é maldosa nem intriguista como é a venenosa cobrinha picante, e por isso não a tratam mal.
      Uma D. Jaquina Justa

      Eliminar
    3. Senhora D. Jaquina Justa, seja bem-vinda. É sempre um gosto saber o que os leitores pensam deste blog. Diga-me então uma coisa, por favor, havia necessidade de vir aqui chamar cobrinha venenosa à Mais Picante? Não me parece.

      Eliminar
  4. Deixa lá, querida mana que é mal de família. Olha para mim que até tenho vergonha de procrastinar tanto que até procrastino a minha maninha. ;)
    Beijinho pá tu, linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana, estava tão preocupada com a "ausência da tua presença"! Teria eu dito alguma coisa que te magoasse? Afinal é só proscrastinação! Beijinho para ti também.

      Eliminar