Falam-se línguas (translate)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

1700?!

Pessoas, leitores, confessores, sim, confessores é a palavra certa, que é a vós que confio os meus pensamentos mais íntimos.
Escrevo-vos (vo-vos, que bonito!), escrevo-vos de coração desfeito. O meu peito sangra! 
Esta que aqui escreve é não mais do que uma alma penada que descrente se arrasta por um purgatório que aparenta não ter fim. Porque aquilo que tinha como céu se revelou, esta noite, o pior dos infernos.
Eh que exagero, Mirone! Deixa-te queixumes e diz lá o que te aconteceu.Que céu era esse que afinal é o inferno?
Cerelac, farinha láctea!
Pronto, fritou de vez.
Não, não fritei. Depois de uma semana preenchida, com a Mironinha "encomendada e entregue" para um fim de semana com os avós e Mr. Mirone ausente em trabalho, pedia-me o corpo, como sempre pede, o que de melhor sei fazer, nada.
Banho demorado, "besuntanço" com tudo o que é creme, pijaminha e roupão confortável, bem-vindo fim de semana, venha a mim o sofá! Não me apetecia cozinhar, mas apetecia-me um aconchegozinho no estômago. Coisa pouca, que pela noite não convém comer muito. Bebo um leitinho morno e como umas bolachas Maria ou um chá e uma torrada. Leite e bolachas não, que marcha meio pacote em três tempos. Uma torrada e um chá. Nah, tem muita mão-de-obra. Se calhar só fruta. Vou à cozinha. Oh lá lá! Cerelac!.Um pratinho de Cerelac é que era. A Mironinho nem é grande apreciadora, fica aí a estragar-se. Se bem o pensei, melhor o fiz. Oooops, caiu tanto, vai ficar entulho, quase dá para espetar a colher.
Ai que consolo, era mesmo isto. Como é que eu não me lembrei antes? Deixa-me só pôr o prato na máquina e arrumar a Cerelac e o sofá é meu até Mr. Mirone chegar. Pego na quase mítica caixa amarela. Olha, mudaram o bebé e a mãe. Tenho ideia que ainda há pouco tempo era a senhora do pull-over bordeaux. Até tem um ursinho todo fofinho a dar a informação nutricional... Ehehehe! Deixa cá ver se vou crescer forte e saudável. Por acaso devia ver os rótulos mais vezes. Não me fazia mal nenhum saber quantas calorias ando a ingerir por dia. Depois queixo-me que estou uma texuga.
Ora bem, valor energético, está aqui! 100gr, 1700kcal. Não, deve ser a embalagem inteira. Deixa-me ver melhor. 100 gr, 1700kcal. 1700kcal!!! 1700 kilocalorias?! Por 100 gramas? Mil-e-setecentas-kilocalorias!!!! Mas eu devo ter comido perto de 150gr, aquilo parecia entulho! Hão-de ter sido, no mínimo, umas 2000 kcal! 2000 kilocalorias?! Ah, uma coisinha ligeira, que à noite não convém exagerar... 2000 kilocalorias!!!! Mas isso é mais do que uma mulher adulta deve comer por dia! Nãooooooooo! (Agora era suposto acordar, alagada em suor, ofegante e perceber que estava a sonhar).
É verdade pessoas, foi um pesadelo não foi? Pessoas, pessoas! Digam-me que é mentira, que a Cerelac não é aquela bomba calórica. Digam-me que um prato de Cerelac tem as mesmas calorias que uma maçã verde! Por favor, a Cerelac não! Eu dava aquilo à minha filha! É praticamente o mesmo que comer banha às colheradas! Haverá salvação?
Oh martírio!

Actualização - Esqueçam tudo o que vos disse. OCorvo mostrou-me a luz. Afinal eram Kilojoules. O choque foi tal que já não li mais nada depois de 1780. Fica aqui a devida rectificação (e a certeza de que nunca serei uma "blogueira" de sucesso, que até é convidada para os eventos da Nestlé): 100 gramas de Cerelac preparados com água têm 422 kilocalorias. Mas não deixa de ser um abanão...

6 comentários:

  1. Bem, não te sintas mal, que eu esta noite, e porque Mr. Pitanga só chega amanhã, jantei um prato gigante de Pensal (farinha de cacau)..... com açúcar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só queria enganar o ratinho que tinha no estômago, mas acabei por matá-lo. Deixei cair um piano em cima dele, três sacos de cimento, um elefante. Se eu soubesse que era para ingerir tantas calorias tinha mandado vir pizza. A sério que fiquei preocupada, eu dava aquilo à minha filha, coitada da miúda, levar com 1700 kcalorias numa só refeição. Nunca pensei que um prato de cerelac pudesse ter mais de 300/400 kcal.

      Eliminar
    2. Sem medos minha cara! O meu Filho come um prato todas as manhãs e não dispensa. É só abrir a pestana e começa logo a gritar por papa. Eu bem tento variar com iogurtes, leitinho e bolachas, mas sem grande aderência.... E não, o rapaz não está um leitãozinho, até está abaixo do peso!

      Eliminar
  2. Vamos lá ver se a consigo tranquilizar um pouco. Tem mesmo a certeza que viu KJ ou kcal. É que uma coisa não tem nada a ver com a outra e normalmente uma caloria é um quarto de uma KJ
    Cem gramas de Cerelac preparado com água tem no máximo 410 calorias.
    Veja bem antes de descer ao Inferno.

    ResponderEliminar
  3. Se a Nestle não te processar já vai ser uma sorte!!

    ResponderEliminar
  4. HaHa tenho 41 anos e comi hoje um prato de cerelac .a sério. Em pequena queria e não tinha agrora ia deitar fora .já gora

    ResponderEliminar