Falam-se línguas (translate)

sábado, 29 de junho de 2013

Isto é como os animais

Falava-se de empregadas domésticas.
- Olhe, as minhas empregadas domésticas sempre ficaram muito tempo. Tive uma uns 20 anos. Uma pessoa fica descansada que elas já sabem onde é que estão as coisas e o que nós gostamos. Depois tive uma que tive que correr. Tinha que ir atrás dela e fazer eu para as coisas ficarem em condições. Mas agora, desde que tenho uma ucraniana não quero outra coisa! Nunca vi como ela para trabalhar. Olhe que a minha casa é toda lavada com água quente e detergente da roupa, para matar os germes! E nunca pára, mesmo a conversar com a gente, é sempre a trabalhar, quando se dá por ela já está lá ao fundo. E havia de a ver a aspirar. Não é como nós, sempre andar. É ali tudo muito certinho, por zonas, assim aos quadradinhos de 30 centímetros, a largura da escova. Nem imagina o cheirinho a fresco da minha casa de cada vez que ela lá vai.
- Pois é. Eu ainda tive umas três, antes de ter esta que também já lá está há mais de 25 anos, criou-me os filhos e agora que já não preciso dela todos os dias já vai para o meu filho. Mas sim, diz que as ucranianas são uma maravilha. Como não falam a língua não perdem tempo a querer conversar. E têm outra educação, é uma coisa cultural.
- Então não é! Não me venham cá com brasileiras, ucranianas é que é.
- Eu também queria uma ucraniana, mas não tenho coragem de mandar a minha embora ao fim de 25 anos. Sabe que isto é como os animais, uma pessoa afeiçoa-se a eles...

Confesso que me afeiçoei à minha, que já leva 8 anos cá em casa. Mas que a trocava por uma ucraniana, trocava. 


Sem comentários:

Enviar um comentário