Falam-se línguas (translate)

domingo, 23 de abril de 2017

Mais de sessenta anos depois repôs-se a verdade.

Encontrando-se longe de casa em comissão de serviço, Hipólito escreveu a Teresinha a queixar-se das muitas saudades que tinha das filhas e a pedir-lhe que lhe mandasse uma fotografia da Rosarinho e da Leninha.
Decidida a atenuar o sofrimento do marido entendeu Teresinha fazer-lhe uma surpresa. Escreveu à sogra, minhota, pedindo-lhe que lhe arranjasse dois trajes de mordominha para vestir às netas que queria fotografá-las de forma a honrar as raízes das pequenas e surpreender o marido. Umas semanas depois os trajes chegaram, Teresinha embonecou as filhas com esmero e apresentou-se no estúdio de fotografia. A fotografia seguiu pelo correio e dias mais tarde veio a resposta quase telegráfica de Hipólito a agradecer a fotografia das filhas. Durante anos a fotografia do 'orgulho minhoto' esteve guardada numa gaveta junto de cartas de família e postais ilustrados. Depois da morte de Hipólito e Teresinha, Rosarinho decidiu resgatar a fotografia e trazê-la à luz do dia, para fazer companhia a outras fotografias antigas que tinha penduradas na parede. Fez as delícias da família alargada e amigos durante muitos anos, afinal de contas ninguém resiste a duas minhotinhas amorosas e bochechudas.
Até ao dia em que a namorada do filho mais novo de Rosarinho, nascida e criada em Viana do Castelo, bateu com os olhos na fotografia.
- Ooooohhhh, que mordominhas tão lindas, quem são?
- Sou eu e a minha irmã, com quatro e dois anos. A minha mãe quis vestir-nos de minhotas para fazer uma surpresa ao meu pai.
- Ah! Então foi por isso que vos vestiu os coletes ao contrário?

6 comentários:

  1. Eheheh! Exactamente o que eu tinha reparado quando vi a foto!
    Tenho uma com a minha irmã vestidas assim.:)
    Estão numa pose "à maneira", as miúdas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia original é de corpo inteiro, mas como tem escrita uma dedicatória, fez-se esta cópia para cortar e emoldurar,

      Eliminar
  2. Ai senhores, esta mocidade!!! É que não havia necessidade! ( :DDDDD)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Agora que vi não consigo "desver", mas se não me dissessem não dava com o faux pas.

      Eliminar