Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ela não sabe nem sonha

Enquanto eu agendava posts, Mr. Mirone fazia zapping e passou pela Europort - ou um canal semelhante - que mostrava as provas de Curling*  nos jogos de Sochi. Como é óbvio ficámos colados ao ecrã. 
- Eish, assim sim, dá gosto ver gente a trabalhar. Aposto que em casa deles se deve poder comer no chão, há-de estar sempre tudo um brinquinho!
- Olha lá, achas que o "Roberto" [a senhora que nos limpa a casa e trata das roupas é sósia do Roberto Leal] vê isto? Podia aprender uns truques.
Lembrei-me imediatamente de uma empregada que a minha mãe teve quando eu tinha seis ou sete anos. Ainda hoje lhe gaba o trabalho e energia. A "Isabel" era uma máquina a encerar e puxar o lustro ao chão de casa. Dizia, em brincadeira, que só ficava satisfeita quando dava para ver as nossas cuecas reflectidas nos tacos brilhantes. Nós éramos miúdas e adorávamos aquelas conversas disparatadas. 
A "Isabel" acabou por emigrar para o Canadá pouco tempo depois de casar, para trabalhar numa grande empresa de limpezas industriais. 
Depois do hóquei no gelo, o curling é um dos desportos mais populares no Canadá. Não tenho qualquer dúvida de que se lhe tivesse sido dada oportunidade a "Isabel" seria hoje um dos nomes grandes do curling a nível mundial.

* para quem não sabe o que é curling, toca a googlar que estou no tablet e não consigo inserir imagens, e depois digam lá se tenho razão ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário