Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 17 de março de 2015

Há alguma lei que obrigue

As mães que assistem às aulas de natação dos filhos a partilharem umas com as outras, em voz bastante alta, que se faça ouvir por causa da música que está a bombar na  aula de hidroginástica, com bastante pormenor e detalhe as suas experiências de parto? 


Tenho a sensação de já ter escrito este post, tal como já sei de cor mil estórias de partos que demoraram para cima de vinte horas sem anestesia e de como sentiram os pontos todos.  Ninguém tem partos normais para partilhar? O calor húmido das piscinas já me deixa a transpirar e com vontade de gritar e fugir dali, não preciso de mais ajudas...

21 comentários:

  1. Queres que partilhe contigo o meu parto normal?... estranho.

    ResponderEliminar
  2. Eu partilho:
    1º filho (e único), contracções começadas às 06:00 da manhã de sábado, pequeno-almoço, ida para o café até ao meio dia, almoço, pedido de lanche de filhozes à mãe, lanche de filhozes e suminho às 16:20 (muito importante a hora para o caso de ter que ser cesariana) sempre a passear quando vinham as dores, nada de especial.
    Às 17:00 rendo-me, contracções de 10 em 10 minutos, é melhor começar a preparar tudo, avio as duas enteadas para casa da avódrasta, subo, preparo-me, tomo banho, tento saber do marido, a mandar sms a toda a gente que conhecia, mando-o ir jantar, arrasto as malas do primeiro andar até à varanda perto do carro, informo o marido que vou à da minha mãe ver das miúdas.
    Aparece o marido, começa a jantar, informo-o que agora é tarde, 20:35, contracções de 5 em 5 minutos e ainda mais de 30km para fazer.
    Vamos pela autoestrada? Sim, despacha-te, mas vai devagar que estou cheia de dores. Olha não era aquela a saída? Não faz mal, volta para trás na próxima, faz a curva devagar que dói, Devagar, DEVAGAR!!!!
    Boa noite, estou com contracções.
    Boa noite, está muito aflita? Está primeiro mas acabou de entrar um menino que caiu do telhado.
    Não se preocupe, pode ir à vontade (vamos lá fazer o tour à voltas cadeiras da sala de espera)
    ...
    (+-21:30)Então minha senhora. Dados........ e as contracções, estão de quanto em quanto tempo?
    Estão 2 em 2 ou 3 em 3 minutos.
    Ai meu deus, tem que entrar já!
    Sem stress, sinto-me muito bem...
    ...
    Não quero epidural...
    ...
    Faça força... faça força...
    23:17- Já nasceu
    ...
    VAI COZER-ME?
    São só 4 pontinhos...
    PODE VIR CÁ ALGUÉM ME DISTRAIR? TENHO PÂNICO A AGULHAS

    (Pediu um parto normal, sou muito bem mandada... às vezes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomei a liberdade de saltar para a última linha... Aquilo do parto normal para partilhar era força de expressão, omo quem iz "se têm mesmo de partilhar, o menos partilhem uma história que não seja assustadora".
      Acho que só mesmo a própria é que consegue gostar de recordar o parto, para terceiros não me parece que para terceiros haja grande proveito em saber quntos pontos levou a senhora, se a cortaram ou rasgou sozinha, etc ( só para teres uma ideia do que eu ouço) :D

      Eliminar
    2. Mirone eu já partilhei o meu parto por me ter sido pedido. Evito sempre entrar em pormenores mas as pessoas têm mesmo sede de saber tudo. (Talvez seja só comigo? Dou por mim a partilhar mais do que o que tinha considerado partolhar mas também creio que é porque eu desdramatizo o meu parto, o que a maioria quer ouvir é histórias assim. Por vezes, juro que me sinto sob interrogatório)

      Quando estava grávida também queria ouvir relatos, perguntava a quem tinha confiança como tinha sido mas parecia uma competição de "o meu parto foi pior que o teu" e fiquei cheia de pavor do dito. Agora só quero evitar dar o mesmo tipo de testemunho a outras e o meu grande conselho para todas (quando me pedem) é: "não vejam partos no youtube".

      Eliminar
    3. Há gente a ver partos no youtube?!
      Que uma grávida de primeira viagem tenha dúvidas e queira saber, eu até compreendo, e aí acho que o papel de quem conta é desdramatizar, para não stressar a grávida, que já tem mil e um macaquinhos na cabeça para se preocupar.
      Agora esta espécie de competição entre mães para ver quem teve o pior parto já me custa mais um pouco. Só me lembra aquelas senhoras na sala de espera do centro da saúde a ver quem tem mais e piores doenças.

      Eliminar
    4. Ahahah

      Há sim. Eu. Estive eu deitada numa cama durante 4 meses, com tempo suficiente para me descabelar com as preocupações sobre a gravidez, quando tive a excelente ideia (not) de ver partos no youtube! Em minha defesa, eu andava à procura de informação sobre partos porque não podia sair da cama para as aulas de preparação para o dito.

      Quanto à competição é algo que sempre me meteu uma confusão danada (e pensava que era só eu que achava que existia uma competição para "pior parto", qualquer dia inventam um concurso público tipo Guiness para isso).

      Eliminar
    5. Eu andei muito na net durante a gravidez, comecei logo nos primeiros meses qusando o descolamento da placenta me mandou para a cama, mas Nunca me deu para ver partos, tal era o pavor. Desde o primeiro dia disse ao meu obstetra que queria uma cesariana e ele dizia que mais para a frenet logo se via. A verdade é que a natureza foi minha amiga e fez-me a vontade e teve mesmo de ser uma cesariana.

      Eliminar
  3. Mas se lê-se o meu relato veria que eu descrevo um parto super fácil e sem stress.
    Eu não pesquisei nada, limitei-me a mentalizar que entrou tem que sair. E epidural não. Agulhas perto da coluna, nem pensar.
    Gravidez, parto, pós-parto e amamentação iguais ao que tive se eu tivesse t€mpo tinha uma dúzia de filhos.
    Costumo contar exactamente pirque tive uma óptima experiência.
    Eu costumo é rir-me com as fanáticas da amamentação.
    Então deste mama em exclusivo foi pela saúde/ligação ao bebé?
    Não.
    Não?!?
    Não, primeiro o leite está muito caro e depois sei bem o homem que tenho em casa. Nunca me ajudaria, e isto de ferver água e lavar biberões e esterilizar dá muito trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li. Até parecia que fizeste aquilo a vida toda, de tão simples que foi. Definitivamente não é "pool mom material", para ser teria de envolver parteiras brutas e toques malévolos, etc...

      Eliminar
  4. Sim também odeio quando nasce um bebé e vamos fazer visita e as mães começam todas a fazer o discurso "ah mas o meu fora 300h" "ah e levei 80pontos, internos e externos" e bláblá... Logo eu que começo a imaginar aquilo tudo de forma muito gráfica e quase desmaio (literalmente fico mal disposta).
    Eu acho que pedia para elas por favor falarem um pouco mais baixo por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas está sempre muito barulho por causa da música da hidroginástica e elas parecem tão felizes e entusiasmadas a contar aquilo. Normalmente opto por me afasta um pouco, para um local onde ainda veja bem a minha filha mas não se ouça a senhora a contar. Que pensava que estava, cito, "a parir um garrafão do Luso". O.o

      Eliminar
    2. E não te desmanchas a rir? Gabo-te a capacidade!

      Eliminar
    3. Entre uma experiência terrífica e outra, lá vou ouvindo umas coisas que me fazem rir (A do garrafão é uma delas. Isto a propósito de uma mãe que comentava que um menino era muito magrinho. A mãe esclareceu que agora era magrinho porque era um pisco para comer, porque nasceu bem gordo, tanto que ela pensava que esta a parir um garrafão).

      Eliminar
  5. Experimenta dizer que o teu "parto" foi uma cesariana programada e vê a reacção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for iagual à dos elogios ao Mr Mirone avanço com esse plano.
      (efectivamente foi uma cesariana agendada com epidural e tudo e tudo... meia horita e estava depachada - mesmo com remoção não programada de um ovário).

      Eliminar
    2. Só te digo: prepara-te para correr..... :)

      Eliminar
  6. É por essas e por outras que o paizinho vai com o puto à natação, eu não tenho pachorra.

    ResponderEliminar
  7. Já agora, na piscina do meu puto a hidro está separada da outra por uma parede envidraçada e não se houve nada. Desta forma os miúdos ouvem as instruções dos professores, não há gritaria.

    ResponderEliminar