Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 5 de março de 2015

E por falar em Primavera

Passo quase todos os dias por uma avenida larga ladeada de plátanos. No Outono, chegando os dias mais frios, gosto de os ver vestirem-se de cores quentes, primeiro de cor de vinho, depois de encarnado, alaranjado e por fim, antes de se despirem para o Inverno, de amarelo. Tenho há anos a ideia de fotografar esta "metamorfose". Ainda não foi este ano que o fiz. 
Talvez para o ano, quando as árvores que agora vão vestir-se de verde e que, quando o calor chegar, soltam flocos de 'algodão' a lembrar a neve, voltarem a vestir-se de cores quentes, a antecipar o frio que agora parte.

6 comentários:

  1. Esse flocos de algodão... obrigam-me a ouvir espirros em contínuo durante 3 meses... da próxima a ver se me caso com um rapaz sem nariz...

    ResponderEliminar
  2. Uva, Lulu, senhoras do meu coração, estão enganadas. Também eu me queixo desses flocos de algodão, ai aia ai, a minha rinite, ai ai ai, que coisa horrível, se fosse eu a mandar proibia a bodega dos plátanos, sotor, receite-me um anti-histamínico, qualquer coisa que me tire estas comichões.
    E diz-me o sotor "Ó Mirone, olha que não é esse algodão que te causa a alergias, são outros pólenes. O que causa as alergias é o pólen, que foi libertado muito antes desse algodão andar no ar." E pronto, ando cheia de comichões mas não é do algodão.

    Leiam:
    "De acordo com Antero Palma Carlos, do Centro de Alergologia e Imunologia de Lisboa, “as alergias primaveris são uma reacção do organismo aos pólenes dos fenos, de algumas urtigas e das oliveiras e não das flores ou das sementes de choupo, que parecem encher o ar de flocos de algodão durante a Primavera”. Deste modo, este revestimento da semente, que parece algodão, de acordo com os especialistas, não possui propriedades alérgicas, tendo o pólen da árvore sido libertado muito antes da queda da semente.
    Estas sementes revestidas, apesar de sujarem bastante os espaços, não causam nenhuma alergia."
    Tirado daqui: http://www.cm-oeiras.pt/noticias%5CPaginas/Alergiasaospolenespodemsercontroladas.aspx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha! Não fazia ideia... o rapaz lança pragas a isso e obriga-me a levar as janelas fechadas com calores de 40º... vou mandar-lhe isto. Thanks Mirone!

      Eliminar
  3. Oh Mirone... que avenida bonita, essa! :D
    Ella

    ResponderEliminar
  4. Estamos para entrar na Primavera mas conseguista fazer-me sentir saudades (já!) da minha estação preferida, o Outono ;)

    ResponderEliminar