Falam-se línguas (translate)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

E o Nobel vai para...

 Bob Dylan, por terintegrado na música popular americana uma nova forma de poesia.

18 comentários:

  1. Em boa verdade não seria mal entregue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow! Agora ao ouvir a notícia é que percebi que não era ironia mas sim realidade! Que feliz que eu estou :D

      Eliminar
    2. Gosto muito de Bob Dylan, tem poemas lindos, teve um papel muito relevante na música de intervenção, mas daí a ser Nobel da literatura...

      Eliminar
    3. Honestamente, merece mais que os outros que ganharam recentemente. E graças a ele, há milhares (milhões?) de pessoas que sabem ler e escrever melhor. E influenciou musicalmente outros tantos!

      Queres melhor motivo para se ganhar um Nobel?

      Eliminar
    4. Sim...a modos que ser escritor...

      Eliminar
    5. O Nobel da literatura? Sinceramente, não.

      Não quero cometer a heresia de o comparar a um "escritor Light", mas sabes bem que graças a esse tipo de escrita as pessoas lêem mais do que nunca é não é por isso que lhes deve ser atribuído o nobel da literatura.

      Eliminar
    6. Concordo com a parte do escritor light. Concordamos em discordar da atribuição do Nobel.

      Estou a ter esta discussão com três pessoas diferentes... Desde que me lembro de ser gente, não me recordo de um Nobel da Literatura tão bem entregue, pela inflência na Literatura que a pessoa teve.

      Comparando, o Nobel da Economia vai para alguém que faz uma coisa inédita na Economia. O mesmo para a Física, a Medicina ou a Paz. Dylan fez algo inédito. Pôs americanos massivamente a gostar de poesia. Conseguiiu o mesmo por todo o mundo. Sem ser escrita light. Isso é algo inédito. E com qualidade.

      É este o meu ponto de vista. É isso que me deixa satisfeito com a atribuição. E com esperança para no futuro mais escritores desta categoria e com esta influência serem pelo menos nomeados.

      Eliminar
    7. Estás a romancear, Silent. Isso de pôr milhares/milhões de pessoas a gostar de poesia é muito bonito mas não sei se corresponde à realidade. As pessoas gostam das canções dele, os poemas aliados às melodias, foi essa combinação que as tornou irónicas, verdadeiros hinos de uma geração. Se nunca tivesse musicado os seus poemas, nada disto seria posdív. Os poemas são bons mas não são excelentes e, para mim, o Nobel da literatura deve ser atribuído a excelentes escritores.

      Eliminar
    8. o Carlos Tê e a Florbela Espanca, são excelentes escritores? Ou excelentes músicos?

      Eliminar
    9. É esse o problema, o prémio Nobel tem sido mal entregue, não falo só o da literatura. O prémio nobel, não deveria ser colocado nestes termos do merecer mais ou menos. A J.K. Rowling também colocou imensos miúdos a ler...!

      Eliminar
    10. A Florbela Espanca compunha?

      Silent, a questão é essa, para mim o Nobel é um prémio de excelência, ser bom não basta.

      Eliminar
  2. Estou em choque, mesmo.
    E como se lê acima, há pessoas que acham que uma pessoa que escreve letras de música encaixa no Nobel da Literatura. Enfim.

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou a digerir, mas a bem dizer desde as 9h da manhã que a minha mente têm sido assolada com noticias para digerir! Por via das dúvidas hoje vou ouvir só boa música, "tipo" a Maria Leal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é péssimo para os glúteos, já viste como estão os dela? Inexistentes!

      Eliminar
  4. Vinha cá mesmo falar-te disso agora! Estamos em sintonia nós

    ResponderEliminar