Falam-se línguas (translate)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Piora antes de melhorar, ou só piora?

A palmeira semi-centenária que existia no jardim dos meus pais foi atacada pelo escaravelho encarnado e teve de ser cortada.
Duas ou três notinhas, só por curiosidade: 
Como é que um bichinho tão pequeno conseguiu comer uma palmeira daquelas por dentro daquela maneira?Parecia um emental, mas a cheirar a cheirar milhões de vezes pior que o mais fedorento dos queijos.
As larvas do bicho eram simplesmente no-jen-tas.
Mesmo completamente podre por dentro, a palmeira é uma árvore tramada de se cortar.
O lenhador/jardineiro encarregado de a cortar convenceu a minha mãe de que em vez de a arrancar pela raiz, coisa que ia deixar uma cratera de todo o tamanho no jardim, era preferível deixar o tronco a uns sessenta centímetros do chão e escavar-lhe uma cova, para fazer dela uma floreira. A minha mãe aceitou a sugestão peregrina e neste fim de semana andou a plantar umas carnudas.
A minha mãe foi submetida a uma pequena cirurgia que implica que fique internada uma noite (esta). decidi passar lá em casa para saber se a empregada precisava de ajuda para tratar do zoo.
Passei pela "floreira". Aquilo parece um molho de espinafres murchos. É suposto melhorarem ou vão ficar sempre assim?


5 comentários:

  1. Não consigo ver bem quais são as outras plantas, para além das suculentas, mas parecem-me de rega mais frequente, ou seja, na mesma floreira não podemos misturar plantas de muita rega e pouca (caso das suculentas), porque ao pôr a água que umas precisam, as suculentas apodrecem, se não regarmos, as outras secam.

    (essas suculentas, se forem tratadas como gostam, além de crescerem muito, também se reproduzem muito, coisa para daqui a uns dois meses essa floreira já estar cheia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamei-lhes carnudas, mas queria dizer suculentas. :D

      Eliminar
    2. Parece-me que é indiferente e se trata do mesmo. Pelo menos até hoje ainda não percebi se há diferença entre carnudas e suculentas ;)

      Eliminar
    3. Eu gosto da carne suculenta, de maneira que por mim tanto me faz o nome. :D

      Eliminar
  2. Ouvi dizer que o "bixo" fica lá sempre.
    Mas tá bonita a floreira :)
    As melhoras da mãe.

    ResponderEliminar