Falam-se línguas (translate)

domingo, 17 de janeiro de 2016

Moral da estória?

Diz a lenda que andava um dia, pelas bandas de Almeirim, um frade expedito em peditório. A certa altura, e perante um lavrador que recusou dar-lhe esmola, o frade pegou numa pedra, que observou demoradamente, e disse:
- Sendo assim, prepararei uma sopa da pedra. É que estou mesmo faminto.
O lavrador e a mulher, descrentes, perguntaram:
- Sopa da pedra, que sopa é essa?
- É deliciosa, querem ver? Arranjem-me lume e uma panelinha com água a ferver que eu mostro como se faz.
O lavrador providenciou lume, panela e água onde, depois de cuidadosamente lavada, o frade depositou a pedra. Depois, pediu:
- Se me dispensassem umas pedrinhas de sal, para temperar a água...
O lavrador trouxe-lhe sal. O frade deitou-o na panela, provou a água e disse:
- Está uma delícia. Mas sabe como é que ficava mesmo boa? Com uns feijões cozidos.
Incrédulo, o lavrador foi buscar-lhe feijão.
- Agora sim! Mas com uma couvinha cortada ficaria ainda melhor. Tem umas folhinhas que me dispense?
Quando o lavrador trouxe a couve o frade cortou-a, deitou-a na panela, deixou-a cozer um pouco e provou a sopa.
- Ah, está de comer e rezar por mais. Só lhe faltam uns enchidos. Não me dispensa um chouriço ou uns pedaços de carne?
Querendo ver até onde iria o frade, o lavrador trouxe-lhe enchidos e carne de porco.
O frade provou a sopa e exclamou:
- Um fiozinho de azeite e não se mexe mais, está perfeita.
Incrédulo, o lavrador trouxe-lhe a almotolia. O frade tirou a panela do lume, regou a sopa com azeite e regalou-se a comê-la. No final, quando só restava a pedra, o agricultor perguntou-lhe:
- Então e a pedra?
- A pedra? Ora, vou limpá-la e guardá-la. Quero levá-la comigo para a próxima vez que precisar de fazer sopa.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Não fui. Lembro-me sempre da sopa da pedra quando chove muito, de ir a chegar a almeirim, vinda de Santarém, e de ver as marcas das cheias.
      Ontem lembrei-me do frade, mas não foi por causa da chuva.

      Eliminar
  2. É deliciosa a história e a sopa, não é?
    Feita a 7000Km de casa então... com a mesa cheia de Amigos e ver a quem calha a pedra.... é diversão para mais de 24H!!!

    ResponderEliminar
  3. Faço tantas vezes, mas junto-lhe ainda uns cotovelinhos! É
    maravilhoso!!!

    ResponderEliminar