Falam-se línguas (translate)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Angústia?

Ao meu lado no toldo está um colega de liceu do Mr. Mirone e a mulher, gravidíssima (a bebé há-de nascer em Setembro), ainda indecisa quanto ao nome que vai dar à filha, Laura ou Francisca. Dizia-me ela:
- Começa a faltar-me a paciência para tanta Leonor, Madalena, Carlota, Caetana, Matilde, Maria, Constança, tanto Man(u)el, Afonso, Dinis, Francisco, Salvador, Martim... Mas depois sobra o quê? Bruna, Bianca, Iris, Alícia, Mia, Amanda? Rafael, Gabriel, Iuri? 
- Não posso ajudar muito, sempre me lembro de gostar do nome da Mironinho. A minha lista de nomes era muito pequena, tinha quatro nomes, um incontornável, quase obrigatório na minha família, e que esteve empatado quase até à última hora com o nome que escolhemos, e outros dois de que Mr. Mirone e eu gostávamos.  Mas já se sabe que isto dos nomes é uma questão de modas, cada geração tem os seus nomes.
- Mas o meu medo é esse, que os nomes que hoje acho bonitos sejam só uma moda e que na verdade sejam horrorosos. E se as Franciscas forem as novas Sónias ou Sandras? Na minha turma cheguei a ter quatro Sandras. Eu bem vejo pelo irmão, que tem mais três Afonsos na sala dele. É que se isto é cíclico, daqui a nada voltam os nomes medonhos dos anos 70 e 80, a homenagear os avós. Já viste? Posso ter um neto chamado Helder ou Nelson? Também já foram moda... Que angústia.

A sério, não me lembro de ter ficado tão afectada pelas alterações hormonais quando estive grávida.




13 comentários:

  1. Helder e Nelson foram moda? Franciscas as novas Sandras? Olhe que nunca ouvi uma Francisca justificar o seu nome, ao passo que uma Sandra tem que dizer: "Era moda" "A minha mãe estava a ler um romace piroso" "Era de uma novela". O que acontece é que as Sandras têm agora as Franciscas... os Nelsons têm os Afonsos e está aí a diferença. Um Afonso que é filho de um Helder, e um Martim que é filho de um Bernardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se estava a referir a nomes que foram muito populares e que agora deixaram de se ver.
      Quantas crianças com menos de 12 anos conhece que se chamem Helder ou Nelson? Na minha infância havia Carlas e Cátias. As Carlotas e Constanças não eram nomes muito comuns, tal como não eram os Bernardos e os Dinis, que hoje voltaram a ser nomes populares. Penso que a minha vizinha de toldo apenas "temia" que estes nomes, agora populares, tivessem a dimensão que tiveram as Sandras - havia sempre duas ou três em cada turma, e que nomes que estão esquecidos, como hoje estão os Nelson e Helder, sejam recuperados, como foram recuperadas as Carlotas e as Constanças.

      De resto, é-me indiferente que as Sandras tenham uma Bianca ou uma Francisca, um Leandro ou um Afonso (evidentemente, tenho as minhas preferências, mas não passam disso, de preferências e minhas).
      Parece-me uma patetice haver nomes "exclusivos" ou ver o nome como projecção de "estatuto".

      Eliminar
  2. As Joaquinas estão muito na moda. Passa talvez por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquinas não sei, mas conheço 3 Joaquins com menos de 10 anos. Lá está, um nome "recuperado".

      Eliminar
    2. Então não sabe? A Mirone conhece três mas se for à Picante conhece centenas.
      Parece-me que a menina tem andado muito desatenta.

      Eliminar
    3. Essas não contam, já são crescidas, estava a falar de criancinhas em idade escolar.
      :D

      Eliminar
  3. Quando chegou a altura de escolher nome para o meu confesso que também pensei na cena das modas. A verdade é que as minhas duas irmãs têm nomes que foram moda e que se multiplicaram à velocidade da luz, já o meu não era moda na altura e confesso que me parece que continue a não ser moda. Para o pequeno rebento sempre tive nome para menina (Matilde) e antes de saber o que ai vinha desisti precisamente por ter havido um boom de Matildes por tudo quanto era lado. Acabou por me sair na rifa um gajo e com a escolha final entre dois nomes acabámos por optar por aquele que é menos moda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A não ser que a criança se chame Celso Romeu, ou Armando Vitor, haverá sempre alguém com o nome igual, mas acho que é possível fugir a modas sem ter de escolher um nome muito "estranho". Algures entre o 8 e o 80, há um nome bonito para os nossos pimpolhos.

      Eliminar
  4. Há muito tempo fiz um post sobre nomes. Acho que vou recuperar umas coisas antigas, tudo a ver com o modo.

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre fui contra escolher nomes por pura moda e acabou por ser a moda a apanhar-me (o que é um bocado estranho mas verdade):

    Eu e o meu marido tínhamos 2 nomes de crianças que gostávamos ( 1 para menino e menina). Pois que em conversa foi surgindo e todos tiveram filhos antes de nós, portanto, acabamos com imensos Rodrigos (o nome que queríamos inicialmente para menino) , com Martins (com m), etc ao nosso redor.
    Quando chegou à altura de termos um filho foi "um 31" porque eu não consigo dar um nome a um filho que associe a outra pessoa, por isso optamos por outro, um que gostávamos sem que existisse nenhum no nosso circulo. Impressionante agora esse nome também está a virar moda: Bernardo.

    Quanto à beleza/nível dos nomes - nível é o que as pessoas são e não o nome que têm. Julgar alguém pelo nome que tem demonstra falta de inteligência que para mim é tão grave quanto colocar o nome a um filho só porque o mesmo está na moda. A única pergunta realmente relevante (para nós) foi: " É um nome que poderá envergonhar-se?". Nós achamos que não da mesma forma que achamos que é um nome que fica bem tanto em criança como num adulto. E eu ainda não me cruzei (pessoalmente) com mais nenhuma criança com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  6. Mas olha que ela tem toda a razao.

    ResponderEliminar