Falam-se línguas (translate)

domingo, 11 de setembro de 2016

Tutorial da semana

Olá, leitores fiéis.
Setembro, o mês oficial dos recomeços e regresso às novas rotinas já vai a meio e eu, como não podia deixar de ser, voltei às minhas cheia de vigor e com um empenho nunca visto, sobretudo quando falamos de uma rotina que me é tão cara, estragar roupa. Sim, ninguém estraga roupa como eu. Nestes anos especializei-me em duas áreas, a tinturaria e engomadoria. Sou perita em tingir roupa clara (sem me dar conta escolho sempre a peça mais pequena, porém mais colorida, para misturar na roupa branca antes de pôr a máquina a lavar a quente) e ninguém como eu queima roupa delicada.
Esta semana trago-vos um tutorial que pode ser muito útil quando vos apetecer adiantar serviço e "fazer máquinas de roupa" por forma a que no dia seguinte a vossa senhora da limpeza só tenha de a passar a ferro, e que consiste em tingir com batom cor de rosa três camisas brancas do vosso marido, duas blusas vossas, outras duas t-shirts da vossa filha e mais dois pólos e um macacão de algodão, para lhe dar aquele efeito leopardo rosa. É muito fácil, são apenas dez passos, e os resultados são muito duradouros. Sigam com atenção.

Material:
- Roupa branca de algodão em bom estado, idealmente de que gostem muito (é importante que aguente lavagens a altas temperaturas)
- Um batom das princesas, de uma cor forte. Podem encontrá-lo em qualquer loja de brinquedos ou de bijuteria infantil - este veio da Disney, mas encontram-se deles igualmente bons na Claire's.
- Uma máquina de lavar roupa
- Detergente e amaciador
- Uma máquina de secar

Passo um:
Esconda bem o batom no bolso do macacão da vossa filha. Ou limite-se a pôr a roupa na máquina sem verificar se há alguma coisa nos bolsos.
Passo dois:
Despeje detergente e amaciador nas gavetas da máquina e programe-a para lavar a 60 graus.
Passo três:
Ponha a roupa na secadora sem verificar como ficou porque assim fica logo despachada e porque não está com vontade a estender.
Passo quatro:
Retire a roupa da máquina e ouça o batom, completamente vazio (porque derreteu com o calor), a cair no chão.
Passo cinco:
Pegue no batom incrédula e tenha uma pequena apoplexia.
Passo seis:
Retire a roupa da máquina furiosamente, antecipando a desgraça, e na esperança ingénua de que, se for rápida, ainda possa evitar uma tragédia.
Passo sete:
Confirme que todas as peças de roupa têm manchas cor de rosa, bem engorduradas e entranhadas.
Passo oito:
Conte até um milhão.
Passo nove:
Volte a lavar a roupa toda, desta vez a 90 graus, e sem qualquer pré tratamento.
Passo dez:
Retire a roupa da máquina e conforme que continua tudo na mesma.

E é isto, meus queridos, se gostaram façam like , partilhem com os vossos amigos e deixem as vossas dicas na caixa de comentários.
Muitos beijinhos e até ao próximo tutorial. Até lá divirtam-se a estragar roupa!

19 comentários:

  1. Experimenta Fairy da loiça em vez de detergente da roupa, talvez ajude. Essa nunca fiz mas sou igualmente boa a estragar roupa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, agora estão de molho com fairy. Tenho a tarde toda para experimentar soluções. Acho que o problema foi pôr a roupa a secar, o calor fixou a gordura do batom. Daqui a pouco vou dar-lhe uma esfrega com super-gel e depois ponho a lavar outra vez. Aquelas camisas hão-de ser passadas e arrumadas amanhã, nem que a vaca tussa.

      Eliminar
  2. Bicabornato com lixivia. Ou clarim. Ou sumo de limão, clarim em gel e bicabornato.
    Água a ferver.

    (os meus tutoriais para quando faço asneira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive uma tarde muito animada, como imagina.
      Esfreguei com fairy e supergel para tentar tirar a camada gordurosa é deixei repousar uma hora. Depois apliquei lixivia pura em cima das manchas e repousou mais uma hora.
      Finalmente lavei a 90 graus.
      Nada feito.
      Agora estou a tentar convencer-me de que aquela roupa tinha os dias contados de qualquer maneira, pelo menos a da Mironinho, que cresce muito depressa, provavelmente no próximo verão já não lhe serviria.

      Eliminar
  3. O meu método funciona sempre, querida Mirone.
    http://peripeciasdeumsolteiro.blogspot.com.es/2016/09/conselhos-do-solteiro-ii.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDD

      Isso não se faz, fui ver cheia de esperança. Olha que estava disposta a resgatar-te desse estado civil (a ideia deter quem me trate da roupa é bastante sedutora).

      (Ainda assim parece-me uma excelente técnica. Normal mente uso uma muito básica: 1. Coloque a roupa num saco e até-o bem; 2. Deite-o no contentor de lixo mais próximo.)

      Eliminar
    2. Urge aclarar dois pontos:

      - A tua técnica não causa impacto. Não alivia a dor. Não traumatiza crianças e vizinhos intrometidos.

      - Ter alguém que nos trate da roupa é bastante sedutor. Ter quem nos compre roupa é a sorte grande e a aproximação!

      Eliminar
    3. :DDD
      Prefiro ter quem ma trate. Acho que sou conta do recado a comprá-la.

      Eliminar
  4. Uma das soluções eficazes: Levar a roupa para a lavandaria ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes ou depois de a estragarmos?

      Era só lavar... Que dificuldade pode haver em fazer uma máquina de roupa branca? Eu mudo pneus, eu penduro varões de cortinados, sou tu cá tu lá com berbequins e demaiis ferramentas eletricas. Não é justo!

      Eliminar
    2. MI, a solução para a roupa lavada, algo que não consigo explicar também me aconteceu.
      Pelo que, a solução na altura foi mesmo levar a roupa tingida para a lavandaria.
      Eles têm processos de branqueamento mais eficazes :)

      Eliminar
    3. Amanhã levo a roupa, pode ser que eles consigam um milagre e a recuperem.

      Eliminar
  5. E depois acontece o que já me aconteceu. mas em versão serpentina de Carnaval vermelha num bolso de um casaco cinzento claro... lavei, lavei, lavei com tudo e mais qualquer coisa, comprei produtos específicos... que o vermelho saiu, é verdade, mas o casaco acabou roto de tanto ser lavado! Oh maravilha!!!!

    ResponderEliminar
  6. Lavar roupa a 60? E não encolhe? Eu só lavo toalhas de banho a 60. o resto é sempre 30 na loucura 40 porque acho sempre que vai encolher...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram camisas e t-shirts de algodão, Não dei conta que encolhessem. Acho que os brancos ficam mais brancos se forem lavados a quente. Por outro lado, a minha especialidade é estragar roupa, se calhar é melhor não ligares muito às minhas técnicas de lavagem.

      Eliminar